Resumo

Título do Artigo

LIDERANÇA E OS COMPORTAMENTOS DE OCULTAÇÃO E ACUMULAÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
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Palavras Chave

Ocultação do conhecimento
Acumulação do conhecimento
Liderança

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - RAQUEL GONÇALVES DE MORAES
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - IAG
2 - Flávia de Souza Costa Neves Cavazotte
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - IAG escola de negócios

Reumo

A gestão do conhecimento, muitas vezes, não é um processo de fácil condução, e tem sido desafiadora para gestores e líderes, devido à falta de disposição dos funcionários para o compartilhamento do conhecimento (Connelly et al., 2012). Diante das consequências prejudiciais que os comportamentos de acumulação e ocultação do conhecimento podem acarretar, tem-se o papel da liderança. Na busca por melhor compreender a relação entre as duas temáticas, esse estudo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura acadêmica sobre a influência da liderança nesses dois comportamentos.
A liderança é apontada como fator relevante para o compartilhamento de conhecimento, mas seu impacto sobre a retenção do conhecimento ainda não foi sistematizado. Essa observação leva a algumas questões fundamentais: que tipo de liderança favoreceria a acumulação e a retenção do conhecimento? Como a ação dos líderes poderia impactar esses dois comportamentos? Nesse sentido, surge o objetivo desse estudo: realizar uma revisão sistemática da literatura acadêmica sobre a influência da liderança nos comportamentos de ocultação e acumulação do conhecimento.
De acordo com Day e Antonakis (2012), a liderança seria um processo de influência relacionado com as qualidades e comportamentos de um líder, com as percepções de seus seguidores e com o contexto no qual o processo está inserido. A ocultação do conhecimento é definida como a intenção de não compartilhar conhecimentos relevantes com outros membros da organização, quando esse conhecimento é solicitado (Connelly et al., 2012). Por outro lado, a acumulação do conhecimento seria a ocultação deliberada do conhecimento tido como relevante aos outros colegas de trabalho (Evans et al., 2015).
Em relação à função dos construtos nos modelos quantitativos, a forma mais comum foi aquela onde a liderança assumiu a função de variável independente e o comportamento de ocultação do conhecimento de variável dependente. A liderança foi considerada variável independente em 8 artigos, e assumiu a função de variável moderadora em 5 artigos. A respeito dos comportamentos analisados, 9 artigos os consideraram variável dependente do estudo, tendo sido associados às seguintes lideranças como variáveis independentes: ética, transformacional, transacional e servidora.
Ainda é insipiente a pesquisa que investiga as associações entre liderança e comportamentos de ocultação e acumulação do conhecimento. O comportamento de ocultação do conhecimento foi o comportamento mais analisado, havendo uma grande lacuna quanto à acumulação do conhecimento. Estudos tendem a abordar perspectivas positivas (liderança ética, servidora), partindo da premissa de que esses comportamentos minimizam a retenção do conhecimento. Ou seja, a maioria dos estudos assume um papel positivo da liderança na redução desses comportamentos, ditos indesejáveis.
CONNELLY, C. E., ZWEIG, D., WEBSTER, J., & TROUGAKOS, J. P. Knowledge hiding in organizations. Journal of Organizational Behavior, 33(1), 64-88. 2012. DAY, D. V.; ANTONAKIS, J. The nature of leadership. 2. ed. Thousand Oaks, CA: SAGE Publications, Inc., 2012. DANSEREAU, F.; GRAEN, G.; HAGA, W. J. A Vertical Dyad Linkage Approach to Leadership Within Formal Organizations. Organizational Behavior and Human Performance, v. 13, n. 1, p. 46-78, 1975.