Resumo

Título do Artigo

POR QUE ELES ESTÃO INDO EMBORA? A necessidade de compreender o desengajamento de estudantes numa Universidade Pública
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Evasão universitária
Desengajamento de estudantes
Gestão de dados

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Antonio Messias Valdevino
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - PPGA
2 - Sérgio Henrique de Oliveira Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)
3 - Bianca Emile Silva de Almeida
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Juazeiro do Norte
4 - Milton Jarbas Rodrigues Chagas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
5 - Diego Guerra
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - CCSA

Reumo

O caso, baseado em fatos reais, apresenta discussões relacionadas à gestão da evasão escolar numa Universidade Pública no Nordeste do Brasil. O dilema do caso gira em torno de atenuar o problema da evasão antes que ele ocorra. A narrativa traz dois personagens, Juca e João, diretores do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, que têm como desafio estratégico cuidar das condições de permanência e contribuir para o êxito acadêmico dos alunos. Assim, o caso pode ser utilizado em diferentes vertentes, sendo as notas direcionadas ao uso dos sistemas de informações gerenciais para controle da evasão.
O objetivo educacional é discutir a evasão e como os sistemas podem contribuir à uma melhor avaliação do processo de atenuação do problema. O caso foca em alguns pontos: 1) indicadores existentes não forneciam profundidade nas análises; 2) novos dados precisaram ser coletados; e, 3) a partir dessa nova coleta, uma série de propostas foram elencadas. O aluno deve ser estimulado a avaliar as decisões envolvendo a coleta e avaliação dos dados, identificar como os dados são usados para a resolução do problema da evasão, opinando sobre a melhor forma de estruturar um sistema para sanar o problema.
Os dados apresentados no caso foram coletados pela equipe do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri entre 07 e 22 de fevereiro de 2024, sendo excluídos quaisquer informações que pudessem identificar os alunos. Os nomes dos personagens são fictícios. Os eventos apontados no caso podem não ter acontecido na ordem apresentada, considerando uma melhor estruturação da narrativa.
O caso pode ser utilizado em disciplinas dos cursos de graduação em Administração, Ciência da Informação e demais áreas onde seja abordado o tema da Sistema de Informação Gerencial e Administração de Sistema de Informação Gerencial.
Laudon, K. C., & Laudon, J. P. (2022). Sistemas de informação gerenciais: administrando a empresa digital. Bookman Editora. Niven, P. R., & Lamorte, B. (2016). Objectives and key results: Driving focus, alignment, and engagement with OKRs. John Wiley & Sons. Salaberri, P., Piovesan, S., & Irala, V. (2024). Mineração de Dados Educacionais para a Predição de Evasão. Administração: Ensino e Pesquisa, 25(1). Silva, A. D., & Bandeira-de-Mello, R. (2021). Aprendendo em ação: Utilização de casos para inovação no ensino e na aprendizagem. Editora UFPB.