1 - KARLA JULIANA PINHEIRO MELO INSTITUTO CENTRO DE ENSINO TECNOLÓGICO - CARIRI (CENTEC) - EEEP Antonia Nedina Onofre de Paiva
2 - Antonio Messias Valdevino UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - PPGA
3 - Tatiana da Silva Arruda UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGADM
4 - Cícero Sanderson Tavares Teles UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Campus Cariri
5 - Alexandre Araujo Cavalcante Soares UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Reumo
O caso narra a recente criação de um negócio, contando os processos para criação e manutenção deste. A narrativa apresenta uma série de desafios para estruturação e continuidade do negócio, dentre eles, e talvez o principal, surgimento de concorrentes que estimulam a criação de estratégias para sobrevivência no mercado.
O objetivo educacional do caso é discutir a criação de um negócio e seus aspectos estratégicos para manutenção e crescimento do empreendimento criado. O caso coloca o aluno no papel de empreendedor e decisor, assim, ele é estimulado a pensar em formas de como a SandPlay pode ser melhor estruturada.
A história apresentada é real, sendo mantidos os nomes da empresa. Os personagens foram inspirados em pessoas reais ligadas ao negócio, contudo os nomes e os diálogos são fictícios. Para construção da narrativa, foram conduzidas visitas na Arena SandPlay e entrevista com um dos sócios (João, nome fictício) e sua esposa Carla (nome fictício). A quantidade de concorrentes também é real, os nomes das empresas foram substituídos por “Arena de 1 a 9”. Parte das análises apresentadas no caso foram realizadas por João (fictício) e repassadas aos autores do texto.
O caso pode ser utilizado em disciplinas dos cursos técnicos, de graduação em Administração e demais áreas onde seja abordado o tema da Administração Estratégica e Empreendedorismo. Dentro desta temática há abertura para tratar as seguintes temáticas:
1. Criação de negócios
2. Planejamento estratégico
Dornelas, J. (2021). Empreendedorismo transformando ideias em negócios. 8a. edição. Empreende Editora.
Mintzberg, H., Ahlstrand, B., & Lampel, J. (2009). Safári da estratégia. Bookman Editora.
Neves, M. L. Cruz, P. B., & Locatelli, O. (2024). Fatores que influenciam a sobrevivência das micro e pequenas empresas no Brasil. Revista de Administração Mackenzie, 25(1).
Vick, T. E., Nagano, M. S., & Semensato, B. I. (2011). The essence of entrepreneurial process and the complexity of the individual: perceptions from the perspective of knowledge typologies. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, 1.