Resumo

Título do Artigo

IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL: DISPUTA ENTRE VALORES NO IFG
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Palavras Chave

Implementação
Nova Gestão Pública
Novo Serviço Público

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Rafael Soares de Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
2 - Simone Dias Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
3 - Ricardo Messias Rossi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - FACE

Reumo

Em 2024, a Reitoria do Instituto Federal de Goiás decidiu retomar o Plano Estratégico de Permanência e Êxito de Estudantes, e cabe ao conjunto de diretores/as e coordenadores/as da Pró-Reitoria de Ensino definir como será esse processo. Porém, surgiram muitos questionamentos sobre como guiar essa retomada. A proposta deste caso para o ensino é estimular estudantes a propor soluções e comparar essas soluções com os princípios da Nova Gestão Pública e do Novo Serviço Público, além de refletir sobre a possibilidade de integração das diferentes soluções e a importância da contextualização.
Como objetivo de aprendizagem, espera-se que estudantes participantes compreendam as diferenças entre a Nova Gestão Pública e o Novo Serviço Público, no nível organizacional, e reflitam sobre a aplicação dos princípios dessas duas abordagens.
Embora o presente caso para o ensino tenha um enredo fictício, foi baseado em fatos reais e, com o objetivo de proporcionar uma melhor ilustração e compreensão do tema abordado, fundamentado em dados secundários provenientes de fontes públicas.
O presente caso foi construído para aplicação em cursos de graduação em Administração ou Administração Pública, em disciplinas de Administração Pública ou Gestão Pública que discutam as diferentes teorias ou abordagens de administração pública. Em cursos de pós-graduação lato sensu e na pós-graduação profissional, o uso do caso para ensino pode ser interessante ao promover aproximação entre teoria e prática. Em cursos de pós-graduação stricto sensu, o caso poderia ser aplicado como aproximação inicial do tema, para posterior aprofundamento teórico.
Cavalcante, P. (2017). Gestão pública contemporânea: do movimento gerencialista ao pós-NPM (Texto para Discussão, 2319), Brasília, DF, Ipea. Denhardt, R. B., & Denhardt, J. V. (2000). The new public service: serving rather than steering. Public Administration Review, 60(6), 549-559. Funck, E. K., & Karlsson, T. S. (2020). Twenty-five years of studying new public management in public administration: accomplishments and limitations. Financial Acc & Man, 36(4), 347-375.