Avaliação quantificada
Racionalidade
Gestão Baseada em Evidências
Área
Ensino e Pesquisa em Administração
Tema
Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)
Autores
Nome
1 - Jailson Santana Carneiro UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) - Unidade Acadêmica de Serra Talhada
2 - FRANCISCO JOSÉ DA COSTA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós-graduação em Administração
Reumo
A gestão organizacional é marcada e influenciada por diversos movimentos que frequentemente se colocam como solucionadores de problemas diversos. Um fenômeno de destaque na sociedade, e que alcança as organizações e a gestão, é o uso da quantificação, sobretudo por meio de indicadores e métricas . Tanto em uma vertente interna ou externa, nas instituições de ensino trata-se de um fenômeno inerente ao governo e à gestão educacional na atualidade, mas que ainda carece de avanços quanto a sua aplicação e utilização frente aos problemas cotidianos das instituições de ensino.
Este ensaio tem o objetivo de refletir sobre como a quantificação e a gestão baseada em evidências facilitam a ação gerencial das universidades, em especial no processo de avaliação. Argumentamos que, diante do cenário atual de rápidas e complexas mudanças, o processo de gestão educacional deve ser alicerçado em melhores práticas de gestão baseada em evidências.
A fundamentação teórica se alicerça especialmente nos elementos (e da relação deles) da racionalidade; da comensuração (avaliação, padronização e quantificação) e da irracionalidade, e sua relação com mais específica com a avaliação quantificada (interna e externamente) nas IES e a Gestão Baseada em evidências.
A avaliação quantificada é evidente nas IES. Nesse âmbito, em específico, a avaliação ocorre interna e externamente de diversas formas (e.g. rankings, indicadores) e em diversos níveis (e.g. ensino técnico, ensino de graduação e pós-graduação). Em geral, os resultados dessas avaliações são componentes centrais do paradigma de gestão de desempenho baseado em evidência, que se faz com base em indicadores numéricos e alcançam, até certo ponto, elevado potencial de análise na esfera organizacional, que aqui defendemos como complemento ao papel da Gestão Baseada em Evidências.
Refletimos sobre como a quantificação e a gestão baseada em evidências facilitam a ação gerencial das universidades, em especial no processo de avaliação, que é predominantemente quantificado. Apesar das semelhanças no cenário nacional e internacional no quesito avaliação quantificada, percebe-se que, a depender de como está sendo utilizada, ela pode apresentar variações de uso, a exemplo dos rankings.
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