Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)
Autores
Nome
1 - Wesley de Andrade Mateus UNIVERSIDADE POSITIVO (UP) - Osório
2 - Rodrigo Assunção Rosa UNIVERSIDADE POSITIVO (UP) - Ecoville
Reumo
Muitos debates sobre os impactos das práticas de pesquisa dos pesquisadores em Administração têm ocorrido sob uma perspectiva estritamente acadêmica (VIZEU; LARA, 2023). Temas como o produtivismo, o impacto científico de pesquisadores e instituições (medido em termos de citações) e a internacionalização são frequentemente abordados em nossa área (ROSA; ROMANI-DIAS, 2019). A despeito da importância que tal tipo de impacto possuí para o desenvolvimento da própria comunidade acadêmica, formas mais plurais de impacto têm chamado a atenção de pesquisadores e universidades em todo o mundo (AGUINIS e
Na teoria e prática, temos visto mudanças substanciais na forma como pesquisadores e os programas de pós-graduação brasileiros estão sendo avaliados pelo seu impacto social e aplicado (CAPES, 2021; COSTA; MACHADO; CÂMARA, 2022), necessitando que se repense as diferentes possibilidades de impacto, para além do impacto acadêmico. Portanto, o presente artigo é guiado pela seguinte pergunta de pesquisa: Quais são as dimensões de impacto da pesquisa em Administração?
A fundamentação teórica do trabalho foi pautada na literatura internacional e nacional sobre os impactos da pesquisa em Administração. Conceitos centrais de discussão, tais como “scholarly impact", "academic impact", "research impact", "theory-practice gap", "rigor-relevance gap" e "engaged scholarship” foram levantados da literatura internacional e conceitos como “impacto da pesquisa”, “impacto social da pesquisa”, “impacto acadêmico” e “relevância da pesquisa” tiveram como base o levantamento nacional.
O quadro integrador desenvolvido, demonstra como o engajamento dentro e fora da academia podem se reforçar mutuamente para amplificar diferentes impactos da pesquisa em Administração. Os impactos práticos gerados na solução de problemas reais, por sua vez, retroalimentam a esfera acadêmica ao gerarem novas questões de pesquisa e avanços teóricos, evidenciando a interação sinergética entre teoria e prática (BENDICKSON, 2021).
Estudos futuros podem aprofundar empiricamente as diferentes relações existentes entre as principais dimensões de impacto identificadas nessa pesquisa. Além disso, torna-se oportuno também compreender quais indicadores e métricas poderiam ser capazes de mensurar as diversas dimensões impacto discutidas, permitindo avaliar de forma mais precisa a atuação dos pesquisadores de Administração nos PPGs, além da promoção de melhorias nas políticas de avaliação de pesquisadores e programas de pós-graduação (BANKS et al., 2016; COSTA; MACHADO; CÂMARA, 2022).
AGUINIS, Herman et al. A pluralist conceptualization of scholarly impact in management education: Students as stakeholders. Academy of Management Learning & Education, v. 18, n. 1, p. 11-42, 2019.
COSTA, FJ da; MACHADO, M. A. V.; CÂMARA, S. F. Por uma orientação ao impacto societal da pós-graduação em administração no Brasil. Cadernos EBAPE. BR, 20 (6), 823–835. 2022.
VIZEU, Fabio; LARA, Luiz Gustavo Alves de. A quem serve a Pesquisa em Administração?. Revista de Administração Contemporânea, v. 27, p. e210298, 2023.