Resumo

Título do Artigo

TREINAMENTO EMPRESARIAL SOB A PERCEPÇÃO DE SEUS ATORES: PERCEPÇÕES E REFLEXÕES
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Palavras Chave

Gestão de Pessoas
Treinamento e Desenvolvimento
Jogos de Empresas

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Políticas, Modelos e Práticas de gestão de pessoas

Autores

Nome
1 - Carlos Benassuly Maués Filho
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA (UNAMA) - Belém
2 - MARCIA ATHAYDE MOREIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) - Programa de Pós Graduação em Contabilidade
3 - Ronny Luis Sousa Oliveira
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA (UNAMA) - BELÉM
4 - FILIPE CARVALHO DA SILVA
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA (UNAMA) - Castanhal
5 - Marcelo Augusto Viana Pereira
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA (UNAMA) - PPAD

Reumo

Ao longo do tempo, a gestão organizacional vem sofrendo mudanças de ordem econômica, tecnológica, cultural, social, política e estrutural, sobretudo no que tange à relação entre a organização e seus profissionais, com aumento da pressão por maior produtividade, aperfeiçoando habilidades e competências para lidar com os desafios impostos pela competitividade (Freitas; Oliveira, 2022). O trabalho humano constitui o elemento central da dinâmica organizacional, energiza as atividades e processos, oferece soluções e inovações, além de (re)criar contextos e cenários que proporcionam maior equilíbrio
Diante do exposto, questiona-se: qual a percepção dos colaboradores acerca da importância do processo de aperfeiçoamento profissional? Assim, este estudo tem o objetivo geral de analisar, com base na percepção de colaboradores, como as organizações estão trabalhando os processos de treinamento e qualificação interna. Este estudo se justifica academicamente ao ampliar o entendimento sobre a eficácia dos treinamentos no ambiente corporativo. Socialmente, visa promover melhores práticas de desenvolvimento pessoal e profissional, contribuindo para relações interpessoais mais eficazes. Profissional
A Gestão de Pessoas, ao longo das contínuas mudanças do ambiente de negócios e, sobretudo, do modo como as pessoas são consideradas no contexto organizacional, vem sendo tratada como relevante função gerencial, notadamente em função da globalização dos negócios, do desenvolvimento tecnológico e, ainda, do intenso movimento por qualidade e produtividade (Marzzoni; Rodrigues, 2020). A eficácia e a competitividade organizacional, dentro de um mercado globalizado, dependem da qualificação do seu corpo de colaboradores, que vai da diretoria ao chão de fábrica, diferentes em vários aspectos e intere
Este estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de campo realizada em sete empresas situadas na cidade de Belém (PA), as quais não autorizaram o uso do nome ou marca, mas o uso agregado de dados. A coleta de dados foi realizada in loco, por meio da aplicação de um questionário estruturado contendo 18 questões de múltipla escolha. O questionário foi segmentado em dois blocos para melhor compreensão dos dados coletados, da seguinte forma: Bloco 1 - Coleta de dados sociodemográficos; Bloco 2 – Percepção sobre o uso e importância de dinâmica de jogos em treinamentos para o aperfeiçoamento.
Nota-se que a maior parte dos entrevistados está na base da hierarquia organizacional, isto é, na linha de produção/operação, totalizando 76% dos respondentes. Por ser uma posição de maior representatividade, o aprimoramento do desempenho funcional, o aumento da produtividade e o melhoramento das relações interpessoais são tidos como principais objetivos das ferramentas de treinamento e aperfeiçoamento profissional, conforme destaca Silva e Amaral (2021). É fundamental para a garantia da entrega de produtos e serviços de qualidade, que a base das organizações receba treinamento adequado.
Este trabalho permitiu evidenciar as principais ferramentas utilizadas para treinamento e desenvolvimento, assim como a percepção dos colaboradores acerca dessas práticas no desenvolvimento pessoal de cada um. Com isso, foi possível analisar os principais aspectos sobre treinamentos corporativos, por meio das percepções dos diretores, gerentes e colaboradores; bem como a existência de vantagens competitivas na adoção dessas ferramentas pelo setor de gestão de pessoas nas empresas.
ALVES, R. C. de M. O Modelo de Colaboração BIM3C e a Gamificação do Processo de Ensino Aprendizagem de Projeto Colaborativo em BIM. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura. Florianópolis, 2022. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2023.