Resumo

Título do Artigo

A SEGURANÇA PSICOLÓGICA EM GRUPOS DE TRABALHO
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Palavras Chave

aprendizagem a partir do erro
aprendizagem individual e em grupo
segurança psicológica

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Políticas, Modelos e Práticas de gestão de pessoas

Autores

Nome
1 - LIDIANE MENDES BARBOSA
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas CCSA
2 - Diógenes de Souza Bido
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração de Empresas

Reumo

As tendências no mundo organizacional estimuladas pela inovação e tecnologia demandam de conhecimento e discussões. A aprendizagem a partir do erro promove a mudança com acesso à informação e tolerância ao erro, proporcionados pela segurança psicológica em equipe.
Há limitados estudos sobre a realidade brasileira (Alves & Aguiar, 2022) e lacunas quanto ao foco nas características dos indivíduos e atenção das organizações ao clima de segurança psicológica dos indivíduos e grupos (Chinelato et al., 2020). Esta pesquisa objetivou analisar a relação entre segurança psicológica e contexto de apoio pela percepção dos colaboradores sobre a existência de segurança psicológica nas organizações nacionais e como objetivo secundário: comparar o desempenho de duas escalas de mensuração da segurança psicológica em termos de validade e confiabilidade.
As organizações dependem da contribuição dos colaboradores para inovar (Ramalho & Porto, 2021). Ambientes com segurança psicológica garantem que riscos podem ser tomados por meio do compartilhamento de conhecimentos e ideias sem medo de constrangimento e consequências negativas futuras (Edmondson, 2020). O líder aberto e acessível à sua equipe, questiona e incentiva novas ideias, fornece feedback construtivo e promove a aprendizagem da equipe estabelecendo, com isso, confiança e um clima psicologicamente seguro (Alzyoud & Abuzaid, 2024; Máximo et al., 2019).
Metodologia quantitativa, por meio de uma survey de opinião pública, considerando as escalas de segurança psicológica e de contextos de apoio de Edmondson (1999), e a Escala de Segurança Psicológica de Liang et al. (2012) e a análise estatística foi apoiada pelas ferramentas Jamovi e SmartPLS 4. O público-alvo limitou-se às pessoas que trabalham em grupo, (Edmondson & Lei, 2014) possibilitando o cruzamento dos resultados e a identificação de tendências, foi utilizada a escala de interdependência de tarefa de Van Der Vegt et al. (1999).
Os 114 participantes, profissionais que trabalham em equipe, se sentem seguros para falar abertamente, no entanto, não há tolerância ao erro e as diferenças não são toleradas pelo grupo. Ambas as escalas de segurança psicológica apresentaram validade e confiabilidade adequadas, porém a escala de Liang et al. com valores mais altos, e entre elas não houve validade discriminante, mostrando que ambas medem o mesmo construto. Ambas as escalas de segurança psicológica apresentaram fortes relações com o contexto de apoio (validade de critério).
As duas escalas são válidas e confiáveis, entretanto, a escala de Liang et al. (2012) apresentou valores maiores para a validade convergente e confiabilidade, podendo ser a preferida em estudos futuros. Os resultados mostraram percepção dos respondentes em relação à existência de segurança psicológica embora baixa nos grupos de trabalho e intolerância ao erro o que mostra a necessidade de capacitação de líderes e liderados em comportamentos que gerem a segurança psicológica do grupo e estimule processos de aprendizagem a partir do erro como forma de aprimoramento e inovação.
Edmondson,A.C.(1999).Psychological safety and learning behavior in work teams.Administrative Science Quarterly,44(2). Edmondson,A.C.&Bransby,D.P.(2023).Psychological safety comes of age:observed themes in an established literature.Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior,10. Hair Jr.,J. et al (2022).A Primer on Partial Least Squares Structural Equation Modeling(PLS-SEM).3rd Ed.AGE Publications. Liang,J.,Farh,C.I.C.&Farh,J.L.(2012).Psychological antecedents of promotive and prohibitive voice:a two-wave examination.Academy of Management Journal,55(1).