EVASÃO ACADÊMICA NO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNEMAT, OFERTADO NO NÚCLEO PEDAGÓGICO DE CAMPOS DE JÚLIO: UMA ANÁLISE DOS FATORES MOTIVADORES
GESTÃO DA PERMANÊNCIA
EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR
GESTÃO PÚBLICA
Área
Ensino e Pesquisa em Administração
Tema
Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)
Autores
Nome
1 - lauriem moreira salvino UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT) - tangara da serra
2 - GUSTAVO DOMINGOS SAKR BISINOTO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT) - Gabinete da Reitoria
3 - Julio Cezar de Lara UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT) - Curso de Ciências Contábeis
4 - Toni Amorim de Oliveira UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT) - Tangará da Serra
5 - NATÁLIA TALITA ARAÚJO NASCIMENTO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) - Porto Velho
Reumo
A evasão é um problema sistêmico que afeta a eficiência no uso de recursos públicos em Instituições de Ensino Superior (IES). Para melhorar a eficiência, é necessário entender as causas da evasão. O estudo investiga a evasão no curso de Administração da UNEMAT em Campos de Júlio – MT, turma iniciada em 2019/2. O objetivo foi identificar os fatores motivadores da evasão e sugerir ações de gestão. Objetivos específicos incluem caracterizar o perfil socioeconômico dos alunos evadidos, mapear os motivos da evasão, identificar as dimensões mais relevantes e propor um plano de ação.
Quais são os fatores que motivaram a evasão dos acadêmicos do curso de Administração do núcleo pedagógico da UNEMAT em Campos de Júlio – MT? O objetivo geral consiste em identificar os fatores que levam à evasão e sugerir ações de gestão para mitigá-la. Os objetivos específicos incluem caracterizar o perfil socioeconômico dos alunos evadidos, mapear os motivos do abandono, identificar as dimensões mais relevantes para a evasão e propor um plano de ação para gestão. A pesquisa é relevante para auxiliar gestores educacionais a reduzir a evasão e melhorar a oferta de cursos no ensino superior.
Entre 2011 e 2020, houve um crescimento de 37,9% no número de cursos e de 60,5% nos ingressantes. No entanto, a evasão é um problema sério, com causas internas (infraestrutura inadequada, má atuação docente) e externas (problemas socioeconômicos, dificuldades pessoais). A pandemia de 2020 agravou a situação, levando a um ensino remoto forçado. Para combater a evasão, é essencial implementar políticas de gestão de permanência eficazes, focadas na administração institucional e no apoio aos alunos. Silva Filho et al. (2007), Bisinoto et al. (2019) e Rodriguez (2011) fundamentam a pesquisa.
Principais fatores de evasão incluem mudança de cidade, obtenção de emprego ou mudança para um emprego melhor, dificuldades em conciliar estudos com responsabilidades familiares, e fatores logísticos como tempo de deslocamento. Problemas tecnológicos e infraestruturais tiveram pouco impacto. O estudo recomenda ações para mitigar a evasão, como auxílio transporte, bolsas acadêmicas, inclusão digital, revisão de metodologias didáticas, monitoramento da evasão, apoio psicológico e incentivos à permanência.
A pesquisa revelou que fatores pessoais, como a falta de percepção sobre a importância da qualificação profissional, influenciaram fortemente a evasão dos alunos no curso de Administração. O estudo identificou o perfil dos evadidos, predominando mulheres jovens, da classe D, empregados e residindo com mais 2 familiares. Os principais motivos para a evasão foram mudança de cidade ou região e obtenção de um novo emprego. Fatores pessoais e familiares foram as dimensões mais significativas. Limitações incluíram a dificuldade de contato com ex-alunos.
BISINOTO, G. D. S. et al. Gestão da permanência: um estudo sobre o perfil socioeconômico, permanência e evasão dos discentes do curso de bacharelado em administração pública da UAB/UNEMAT: Appris, 2019.
MEC / INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação superior 2020: Brasília, 2022.
SILVA FILHO, R. L. L. et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de pesquisa, v. 37, 2007.
RODRIGUEZ, A. Fatores de permanência e evasão de estudantes do ensino superior privado brasileiro um estudo de caso. Caleidoscópio, 2011.