Tomada de Decisão
Destinos Turísticos
Variáveis de Influência
Área
Turismo e Hospitalidade
Tema
Turismo e Hospitalidade na Competitividade em Serviços
Autores
Nome
1 - Danielle Eloiza Platen FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG Florianópolis
2 - Hany Ellen Guedes FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG
3 - Aline Regina Santos FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG
Reumo
No turismo, o processo de tomada de decisão ocorre com a escolha do turista por seu destino. E, em que pese as semelhanças com o processo de tomada de decisão oriundo das abordagens do comportamento do consumidor (Engel et al, 1968), as variáveis que afetam a decisão de um turista por um destino turístico são um fenômeno distinto, com características singulares (Sirakaya & Woodside, 2005). Ademais, há que se levar em consideração o cenário pós-pandemia e demais situações que geram percepção de risco e incerteza em viajar.
Agentes de viagem atuam como intermediários, escutam e buscam atender as demandas dos turistas. Já os pesquisadores estudam o trade turístico e possuem uma visão ampliada do fenômeno. Considerando a relevância da percepção destes especialistas e a gama restrita de variáveis analisada nos estudos anteriores, tem-se como pergunta: quais são as variáveis de influência no processo de escolha por destinos turísticos na percepção de especialistas? O objetivo é identificar as variáveis que influenciam o processo de tomada de decisão na escolha de destinos turísticos, na percepção de especialistas.
A tomada de decisão em turismo é complexa e influenciada por fatores internos e externos (Swarbrooke & Horner, 2007). Diversas abordagens tratam do tema, mas é provável que a teoria push-pull, desenvolvida por Crompton (1979), seja a abordagem mais utilizada ao se abordar as motivações internas que “empurram” (push) o turista para o destino e as externas que “puxam” (pull) o destino ao turista. A ampla categorização como pull-push, no entanto, tem alguns desafios. Há variáveis, por exemplo, que podem apresentar enquadramento duplo, como no caso da “imagem do destino”.
Fez-se uso de pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, mediante a realização de pesquisa bibliográfica e dez entrevistas em profundidade, com especialistas da área. Foram escolhidos profissionais que atuassem há pelo menos 5 anos no setor, com experiência de gestão e/ou consultoria e/ou que atuassem em pesquisa no campo de turismo/hotelaria. Dos selecionados, 3 são de agentes de viagens e 7 são pesquisadores, consultores e acadêmicos. A análise temática foi aplicada para análise dos dados, resultando no mapeamento de 42 códigos, posteriormente agrupados em cinco macro dimensões.
Os resultados apontaram a existência de diversas variáveis de influência. Cinco dimensões foram mapeadas a partir da análise das entrevistas, considerando também a proporção em que tais dimensões apareceram na fala dos entrevistados. Os principais influenciadores no processo decisório de um destino turístico, apontados nesse estudo, estão relacionados aos Aspectos do Destino (119) — presente em todas as entrevistas coletadas. Na sequência, são apontados também: Perfil Sociodemográfico (55), Risco e Incerteza (39), Aspectos Psicológicos (21), Aspectos Sociais (10).
Entre os principais resultados achados aponta-se a relação entre as variáveis, evidenciando que tais variáveis não atuam isoladas no processo de escolha de um destino turístico. Outro ponto diz respeito à incidência de falas sobre a dimensão “Aspectos do Destino”. Neste ponto, ainda, observa-se a relevância das redes sociais e do boca-boca eletrônico como elementos de influência atual, variáveis que também dialogam com a dimensão “Aspectos Sociais”. O “Perfil Sociodemográfico” é outro ponto que merece atenção, em especial no tocante à influência do cônjuge e família no processo decisório.
Crompton, J. L. (1979). Motivations for pleasure vacation. Annals of Tourism Research, 6(4), 408-424.
Sirakaya, E., Woodside, A. G. (2005). Building and testing theories of decision making by travellers. Tourism management, v. 26, n. 6, p. 815-832.
Naman S. et al (2023). The interplay of personality traits and motivation in leisure travel decision-making during the pandemic. Tourism Management Perspectives, 46.
Ozdipciner et al (2010). An Examination of Purchase Decision-Making Criteria: A Case of Turkey as a Destination. Journal of Hospitality Marketing & Management, 19(5), 514–527.