Resumo

Título do Artigo

Construção De Imagem E Relacionamento Com Clientes: Uma Análise Do Discurso Publicitário No Instagram Das Empresas De Produtos Orgânicos Do Brasil
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Palavras Chave

Produtos Orgânicos
Marketing Digital
Discurso Publicitário

Área

Marketing

Tema

Redes Sociais Mediadas, Ambientes e Dispositivos Digitais

Autores

Nome
1 - ABNAIR DA SILVA BRITTO
UNIVERSIDADE SALVADOR (UNIFACS) - ANIMA
2 - Marluce Dantas de Freitas Lodi
UNIVERSIDADE SALVADOR (UNIFACS) - Costa Azul

Reumo

Empresas têm encontrado uma poderosa ferramenta para promover práticas de consumo sustentável, Estudos indicam que o marketing digital tem impacto significativo ao influenciar os consumidores para adotarem hábitos mais saudáveis e sustentáveis(Fernandes, 2018). Utilizando o Instagram, as empresas podem construir uma imagem positiva e autêntica ao compartilhar informações sobre seus processos de produção, certificações e práticas sustentáveis.Isso aumenta a autoridade da marca, mas também melhora o engajamento com os consumidores, ampliando o alcance da mensagem e produto (Hartmann; Liu, 2017)
O problema central que guiará esta pesquisa é: Compreender como as principais marcas de produtos orgânicos no Brasil utilizam o Instagram como ferramenta de comunicação e relacionamento com seus consumidores por meio do discurso publicitário. O objetivo principal da pesquisa foi compreender o discurso publicitário sobre a luz das três funções de Pinto (2002) nas peças veiculadas pelas principais empresas de produtos orgânicos do Brasil no Instagram, com foco nas estratégias de comunicação e relacionamento com os seus consumidores.
A presente pesquisa adotará procedimentos metodológicos semelhantes aos utilizados por Lodi (2011), que analisou como o Conselho Nacional de Justiça construiu sua imagem institucional através da análise de peças publicitárias será empregado o método de análise do discurso publicitário proposto por Pinto (2002), escolhido pela sua adequação na análise objetiva das peças publicitárias.conforme definido por Minayo (2009), focando em compreender o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes relacionados ao tema.
A pesquisa destaca importância estratégica do Instagram para empresas de produtos orgânicos, enfatizando práticas como compartilhamento de conteúdo relevante, parcerias com influenciadores digitais e interação autêntica com os clientes. Além de promover a sustentabilidade na produção orgânica, o estudo aumenta a conscientização sobre os benefícios dos produtos orgânicos para saúde e meio ambiente. Isso contribui para cultivar uma cultura empresarial ética e responsável, fornecendo diretrizes cruciais para construir uma imagem positiva e fortalecer relacionamentos autênticos com os consumidores
As análises das campanhas das marcas Korin, Mãe Terra, Cooper e Vapza destacaram três categorias principais: discurso social, comercial e ambiental. O discurso social e ambiental foca na sustentabilidade e conscientização ambiental, Por outro lado, quando utilizam chamadas para ação (CTAs) para incentivar o público a interagir, como clicar em links, participar de campanhas ou comprar produtos específicos, estão adotando um discurso comercial. Essas estratégias visam não apenas promover produtos, mas também influenciar comportamentos relacionados à saúde e ao meio ambiente.
FERNANDES, João André Tavares; SILVA, Plínio Marcos de Oliveira. O marketing aplicado ao meio digital. Revista Contribuciones a las Ciencias Sociales, 2018. HARTMANN, M.; LIU, M. C.; Primeira pesquisa nacional sobre o consumo de orgânicos, Organics. 2017 PINTO, M. J.; Comunicação e discurso. 2. ed. São Paulo: Hacker Editores, 2002. LODI, M. D. F.; Uma análise do discurso publicitário do Conselho Nacional de Justiça. 2011. 100 f. - Herdy" Rio de Janeiro MINAYO, Maria Cecília de Souza. Construção de indicadores qualitativos para avaliação de mudanças. Revista Brasileira de Educação Médica,