1 - Paulo César da Silva Neto Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Campus São Paulo
2 - Marain Gomez Yin Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEARP/USP - FEA RP USP
Reumo
O caso narra a história vivida por Luis Carlos e Catarina, um casal de cubanos que se mudou para o Brasil. Empreendedores e proprietários de um food-truck especializado em culinária mexicana, ambos sentem que a estrutura de seu trailer não comporta mais o seu número de clientes e avaliam uma expansão do negócio.
O dilema permeia o desejo dos empreendedores de expandir o seu negócio e as complexidades envolvidas no processo de tomada de decisão ao avaliar os prós e contras de cada uma das alternativas.
O objetivo deste caso de ensino é estimular o processo de tomada de decisão e propor que os alunos desenvolvam um plano de negócio utilizando como apoio a ferramenta Business Model Canvas (BM Canvas) para um empreendimento em expansão do ramo de alimentação.
O caso de ensino foi estruturado a partir da coleta de dados primários e secundários. As informações sobre os empreendedores e sua trajetória de vida foi coletada a partir de uma entrevista semiestruturada realizada presencialmente. Foram feitas visitas ao local de instalação do food-truck e analisou-se, também, os perfis utilizados na rede social Instagram para comunicação com o público. A coleta de dados secundários visou garantir maior fidelidade a realidade em relação ao valores financeiros apresentados no caso, como aluguel e salários.
O caso pode ser aplicado em disciplinas de cursos de graduação em administração e áreas correlatas. Entre as disciplinas recomendadas para a aplicação do caso, destacam-se empreendedorismo, criação de negócios, introdução à administração e gestão estratégica.
INDRAWAN, Muhammad Isa et al. A Business Model Canvas: Traditional Restaurant “Melayu” in North Sumatra, Indonesia. Bus. Manag. Strateg, v. 7, n. 2, p. 102-120, 2016.
PRADO, R. de S., AYALA, L. S., & PEDROSO, M. C. (2020). Tomada de decisão estratégica para empreendedores: uma aplicação da abordagem effectuation. Brazilian Journal of Business, 2(4), 3355–3381.
SANTOS, M. B.; SOUZA, I.; SANTO, L. E. (2020). Business Model Canvas: aplicação do método em uma empresa. Revista Observatorio de la Economía Latinoamericana.