Resumo

Título do Artigo

AMBIENTE E RESULTADOS DE INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO: ANÁLISE DE INOVAÇÕES PREMIADAS PELA ENAP ENTRE 2019 E 2023
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Palavras Chave

Inovação
Setor público
prêmio de inovação

Área

Administração Pública

Tema

Gestão e Inovação em Políticas Públicas

Autores

Nome
1 - Diego dos Santos Teixeira
Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP - Brasília
2 - SANDRA SCHERRER DE AMORIM NAGEM VIDAL
Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP - Brasília
3 - Judith Costa Correa
Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP - BRASILIA
4 - Deborah de Oliveira Rossoni
Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP - Asa norte
5 - Lana Montezano
Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP - Programa de Pós-graduação Profissional em Administração Pública (PPGAP)

Reumo

É crucial considerar e entender as especificidades de cada organização pública, enfrentar barreiras e criar um ambiente favorável à inovação (Al-Noaimi et al., 2021). A adoção de inovações no setor público é um tema amplamente discutido, destacando seus diversos efeitos positivos, como aumento da produtividade, melhoria do desempenho organizacional e maior eficiência e eficácia aos processos (Pannis et al., 2022). A ENAP premia e publica relatos das experiências inovadoras exitosas no setor público que são bases para estudos da implantação das inovações (Cavalcante; Camões, 2017).
Devido a carência de estudos acerca de variáveis contextuais e ambientais para compreensão da inovação no setor público (Moussa et al., 2018; Park et al., 2021; Al-Noaimi et al., 2021; Maia et al., 2021; Ongaro et al., 2021), assim como dos resultados decorrentes da sua adoção (Sandor, 2018; Nählinde; Eriksson, 2019; Oliveira; Sousa, 2021; Pannis et al., 2022; Montezano et al. 2023), o artigo tem como objetivo analisar o ambiente e resultados de inovação no setor público de iniciativas premiadas no concurso de inovação da ENAP entre 2019 e 2023.
No contexto de inovação no setor público brasileiro, Isidro (2018) desenvolveu um modelo de Gestão Pública Inovadora (GESPUBLIN) que contempla diferentes aspectos do processo de inovação e se estrutura em quatro dimensões: ambiente, capacidade, atividades, e resultados da inovação. O ambiente se refere aos objetivos, indutores, barreiras e facilitadores da inovação, e os resultados aos efeitos proporcionados para a organização e na prestação do serviço público.
A pesquisa é descritiva, qualitativa e quantitativa, com pesquisa documental de 48 relatórios de casos premiados no concurso de inovação no setor público de 2019 a 2023 pela ENAP. Foi realizada análise de conteúdo a priori com base na literatura e a posteriori para complementar os achados das experiências. Preencheu-se um formulário contendo 15 variáveis coletadas sobre caracterização da experiência premiada, caracterização da inovação, ambiente e resultados da inovação. Foi realizada triangulação de pesquisadores para maior rigor científico. Os dados foram consolidados com frequência.
A maioria das experiências são de categoria de serviços e políticas públicas, do Distrito Federal, de alcance nacional, geradas pela própria organização. A maioria é de inovação tecnológica, criada com objetivo de maior eficiência da organização e orientada para resolver problemas específicos. O facilitador mais recorrente foi o trabalho em equipe e a barreira para inovação foi a limitação de recursos. As experiências têm gerado principalmente resultados de qualidade na entrega dos serviços públicos.
Pode-se identificar aspectos que ocorrem em iniciativas bem-sucedidas de inovações no setor público que podem servir de direcionadores e fomentadores para futuras inovações. A pesquisa evidencia que a inovação é consequência de uma combinação de fatores e não uma construção isolada, indicando a relevância de se compreender as variáveis contextuais do ambiente de inovação, relativas aos objetivos, indutores, barreiras e facilitadores, além dos possíveis resultados que elas proporcionam. Ressalta a importância da colaboração das equipes e do papel da liderança.
LIDMAN, L. The Gap Between the Rhetorical Why and the Practical What and How of Public Sector Innovation. International Journal of Public Administration, p. 1-11, 2023. MAIA, H. C. F. D. N.; CASTRO, A. B. C.; NODARI, C. H.; OLIVEIRA, W. F. M. Dimensões antecedentes da inovação na administração pública brasileira: uma análise no concurso de inovação no setor público. Revista de Gestão e Secretariado, v. 12, n. 1, p. 26-52, 2021. ONGARO, E.; GONG, T.; JING, Y. Public administration, context and innovation: a framework of analysis. Public Administration and Development, v. 41, p. 4-11, 2021.