Resumo

Título do Artigo

A EXPERIÊNCIA DE CONSUMIDORES COM DEFICIÊNCIA EM AMBIENTES DE SERVIÇOS GASTRONÔMICOS: uma análise da vulnerabilidade e da resiliência de usuários de cadeiras de rodas em bares
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Servicescape
Experiência em bares
Consumidor com deficiência

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Turismo e Hospitalidade na Competitividade em Serviços

Autores

Nome
1 - Ana Karla de Melo Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Recife
2 - Anderson Gomes de Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
3 - José William de Queiroz Barbosa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Programa de Pós-Graduação em Turismo (PPGTUR)

Reumo

Nas pesquisas em hospitalidade, percebe-se uma preocupação maior em analisar aspectos de acessibilidade no segmento de meios de hospedagem. Todavia, o setor de bares precisa ser mais explorado nesse sentido, uma vez que possui relevância para os residentes e para os turistas, além de estar ligado à hospitalidade. Adicionalmente, investigar o consumo da PcD torna-se importante devido à quantidade expressiva dessa população na sociedade. Dessa forma, o presente estudo ressalta a experiência da PcD quando frequenta ambientes de bares.
Nota-se uma lacuna no conhecimento acerca da acessibilidade nos ambientes de serviços de bares e como isto impacta diretamente os consumidores com deficiência. Com base no exposto, a pergunta que orientou o desenvolvimento deste estudo foi: De que modo o senso de vulnerabilidade e de resiliência dos usuários de cadeira de rodas se relacionam com a sua experiência de consumo em ambientes de serviços gastronômicos do tipo bar?
O referencial teórico abordou dois tópicos: 1) A experiência de consumo em ambientes de serviços gastronômicos; e 2) A vulnerabilidade e a resiliência do usuário de cadeira de rodas em serviços de bares.
Adotou-se uma abordagem quantitativa, de caráter descritivo e corte transversal único. Os dados foram coletados a partir da aplicação de questionários, online e presencialmente, obtendo-se uma amostra de 51 participantes. A análise se deu por meio da matriz de correlação de Pearson, além de procedimentos estatístico-descritivos.
Os resultados mostraram que a maior parte dos entrevistados não se sente em condição vulnerável ao frequentar ambientes gastronômicos do tipo bar. Em contrapartida, seu senso de resiliência é apontado como de intensidade moderada. Também foi constatada uma correlação significativa entre o ambiente de serviços e a experiência destes consumidores, embora esta não tenha apresentado forte ligação com a vulnerabilidade e a resiliência deles.
Para o contexto analisado, não foi possível visualizar uma ligação significativa, isto é, uma relação linear com forte intensidade, da experiência de consumo em ambientes de serviços gastronômicos face à vulnerabilidade e resiliência do consumidor com deficiência. Viu-se, também, que a correlação mais significativa se deu entre as variáveis experiência do consumidor e atmosfera do serviço.
Baker, J. (1986). The role of the environment in marketing services: The consumer perspective. The services challenge: Integrating for competitive advantage, 1(1), 79-84. Tuli, N., Srivastava, R., & Kumar, H. (2023). Navigating services for consumers with disabilities: a comprehensive review and conceptual framework. Journal of Services Marketing, 37(9), 1132-1150. Yan, H., & Felicen, S. S. (2021). Dinescape and servicescape experience among costumers of themed restaurant in Shanghai. International Journal of Research Studies in Management, 9(3), 1-14.