1 - Ismael Rodrigues da Costa Viana UNIGRANRIO - Barra
2 - allan finamor pimentel PROGRAMA DE POS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PPGA UECE - Barra da tijuca
3 - Marco Aurelio Carino Bouzada UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - PPGA
Reumo
O termo "Inteligência Artificial" (IA) foi cunhado por John McCarthy em 1956. No século XX, o aumento de dados gerados por empresas evidenciou a necessidade de tecnologias avançadas para armazenamento e manipulação de dados. A IA oferece soluções para tratar e entender grandes volumes de dados, aumentando a eficiência dos processos. No setor de compras, a IA pode otimizar a seleção de fornecedores e a negociação de contratos. Este estudo analisa a evolução das pesquisas sobre IA nos processos de compras de empresas privadas entre 2018 e 2023, identificando desafios e oportunidades futuras.
A pesquisa concentrou-se em examinar o emprego da Inteligência Artificial (IA) como uma tecnologia disruptiva na esfera da Indústria 4.0, especialmente no contexto das operações de compras nas empresas privadas.
Objetivos:
Realizar uma revisão bibliográfica sobre o uso de IA no setor de compras de empresas privadas.
Identificar as principais pesquisas de IA em setores de compras de empresas privadas.
Mapear o estado atual emprego dessa ferramenta nesse cenário específico
Avaliar os desafios e as limitações associadas à adoção de IA no contexto do processo de compras.
Inteligência artificial: É amplamente reconhecida como simulação da inteligência humana e realiza tarefas e aprimorar-se automaticamente (Viegas, 2020; WEID; VERDE, 2020).
Compras: Essencial para adquirir bens e serviços, envolve identificação de necessidades, gestão de fornecedores, negociação de contratos e redução de custos (Bowersox e Closs, 2020).
Utilização da IA em compras: Adotada na Indústria 4.0, a IA otimiza compras em setores diversos, mostrando crescimento significativo de sua implementação no Brasil (OLIVEIRA, 2018; ALMEIDA; ZAGANELLI; CÉLIA, 2020).
Em uma avaliação das nove publicações, observa-se que a maioria trata da utilização da IA para otimizar processos repetitivos e o controle de abastecimento, como compreender o ponto de compra, controle de estoque e custos, visando diminuir o trabalho dos responsáveis pelas compras. Os setores de compras mais pesquisados não foram especificados pelos artigos selecionados. O Brasil lidera as pesquisas sobre IA e compras em empresas privadas. No entanto, quando comparadas às pesquisas no setor público, as empresas privadas ficam atrás.
A revisão buscou identificar o uso da IA nos processos de compras das empresas privadas e seu impacto na sociedade. Atualmente, esses sistemas são subutilizados, o que limita a automação e o desenvolvimento, impedindo que as empresas alcancem maior competitividade, agilidade e eficiência. Embora a IA tenha revolucionado vários setores, sua aplicação significativa no setor de compras ainda não foi alcançada. O uso adequado e regulamentado da IA pode melhorar esses sistemas, tornando seus benefícios mais perceptíveis na sociedade.
BALLOU, R.H. Business Logistics/Supply Chain Management. 5th Edition, New Jersey: Prentice Hall, 2004.
HUANG, Haozhe; TAN, Xin. Application of reinforcement learning algorithm in delivery order system under supply chain environment. Mobile Information Systems, v. 2021, p. 1-11, 2021.
STEINBERG, Fabian et al. A novel machine learning model for predicting late supplier deliveries of low-volume-high-variety products with application in a German machinery industry. Supply Chain Analytics, v. 1, p. 1003, 2023.