1 - Rodrigo Tadeu Siqueira Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ - Piracicaba
2 - Gisela Consolmagno Pelegrini UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de Ciências Aplicadas
Reumo
A Inteligência Artificial (IA) pode ser apontada com uma tema que gera fascínio nos seres humanos, tornando-se protagonistas de grandes obras literárias e cinematográficas. Com o surgimento de ferramentas de IA e sua popularização, faz-se necessário compreender a percepção dos usuários sobre seu uso, confiabilidade e até mesmo a forma que está sendo empregada em sua rotina de trabalho.
Esse artigo teve como objetivo descrever o nível de percepção dos indivíduos sobre o tema Inteligência Artificial e a adoção da inovação ChatGPT pelos mesmos tendo como base a Lei da Difusão da Inovação de Rogers (2003).
Inteligência Artificial (IA) refere-se a funções realizadas por procedimentos computacionais que, se executadas por humanos, seriam consideradas inteligentes. O conceito é amplo, pois a palavra inteligência possui diferentes significados (Lima et al., 2014). Uma maneira de entender o estágio atual da adoção de ferramentas de IA é através da Lei da Difusão da Inovação de Rogers (2003), que descreve como uma inovação é comunicada através de certos canais ao longo do tempo entre membros de um sistema social. Esse processo explica como uma inovação se espalha de formas diferentes por uma população
Foi utilizada a metodologia de pesquisa descritiva, com o objetivo de descrever características de uma população ou fenômeno. O método de levantamento foi utilizado para conhecer o comportamento das pessoas por meio de interrogação direta, obtendo conhecimento direto da realidade (Gil, 2022).
O instrumento de pesquisa foi um questionário publicado no Google Forms e divulgado online, com uma amostra de conveniência.
A maioria dos respondentes se mostrou impactado positivamente em suas carreiras pela Inteligência Artificial. A adoção do ChatGPT é impulsionada pelo atributo complexidade. Já o atributo compatibilidade foi o menos favorável para adoção. O maior motivo de rejeição foi o atributo testabilidade. Aqueles que reafirmaram a adoção destacaram o atributo vantagem relativa.
A adoção do ChatGPT não respeitou a curva de Rogers, pois a grande maioria dos adotantes se encontra nas primeiras categorias ao invés do centro da curva de adoção. As relações interpessoais é o canal de comunicação predominante para se conhecer a inovação, porém os respondentes decidiram por conta própria quanto a adoção. O perfil dos adotantes é de pessoas da Geração Y, que atuam no setor de Tecnologia da Informação com cargo de gestão.
Milanez, A. 2023. The impact of AI on the workplace: Evidence from OECD case studies of AI implementation. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2023.
Nickerson, R.; Austreich, M.; Eng, J. 2014. Mobile technology and smartphone apps: A Diffusion of innovations analysis. In: Twentieth Americas Conference on Information Systems, 2014, Savannah, Georgia, EUA.
Rogers, M.E. 2003. Diffusion of Innovations. 5ed. Free Pass, Nova York, NY, EUA.