Resumo

Título do Artigo

Nudges em ambientes organizacionais: um mapeamento sistemático da literatura e oportunidades de investigações futuras
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Palavras Chave

Nudges
Organizações
Estudo Exploratório

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Aspectos Comportamentais e Decisórios da TI

Autores

Nome
1 - Aline Rossales Sengik
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Escola de Administração
2 - Antonio Carlos Gastaud Maçada
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

Os ambientes de negócios estão progressivamente mais complexos e incertos, devido a fatores como a crescente dependência de dados e o uso de análises cada vez mais presentes nos setores organizacionais. Para atender essa nova realidade, muitas organizações buscam utilizar os insights da ciência comportamental, chamados nudges, como forma de influenciar a tomada de decisões estratégicas dos seus colaboradores.
Através de uma revisão sistemática da literatura, objetivou-se compreender como as pesquisas sobre nudges nas áreas de sistemas de informação e administração evoluíram ao longo do tempo, visando identificar aspectos que venham a contribuir para uma melhor compreensão da aplicação de insights comportamentais (nudges) em ambientes organizacionais. Para tal as seguintes foram formuladas: Q1. Qual a abordagem e a utilização dos nudges nas organizações para melhorar a tomada de decisão? e Q2. Quais são as áreas potenciais e direções futuras das pesquisas sobre nudges no contexto organizacional?
O termo nudge é definido por Thaler e Sunstein (2008), como “qualquer aspecto da arquitetura de escolha que altera o comportamento das pessoas de maneira previsível, sem proibir quaisquer opções ou alterar significativamente quaisquer incentivos econômicos”. Além disso, o nudge é uma estratégia inovadora eficaz para mudar o processo decisório entre os indivíduos e por se apresentar de diversas formas, podem ser incorporados às práticas, aos processos, as técnicas de gestão e as estruturas organizacionais, apoiando assim, os stakeholders a tomarem as melhores decisões (Hall-Ellis, 2015).
Por meio de análises qualitativas e quantitativas nos artigos que compõem o portfólio bibliográfico desse estudo, verificou-se que o tema tem ganhado relevância, principalmente nos últimos anos. Identificou-se, ainda, uma diversidade de mecanismos de nudges utilizados nos estudos analisados, no total de 43 tipos de mecanismos que vão desde os mais conhecidos na literatura até técnicas mais específicas de influência na tomada de melhores decisões. O estudo também possibilitou verificar a diversidade das abordagens da aplicação de nudges tanto em ambientes offline quanto online nas organizações.
Conclui-se que o conceito nudge no contexto organizacional tem ganho relevância e importância, especialmente nos últimos anos, conforme avança a disseminação das tecnologias e o uso das análises de dados nas organizações. Além disso, a necessidade dos estudos expandirem os métodos empregados nas pesquisas para descobrir outras oportunidades e aplicações de nudges nas áreas organizacionais. Por fim, observou-se a amplitude de áreas funcionais onde os mecanismos de nudge foram aplicados com o objetivo de auxiliar os stakeholders na tomada de decisões mais estratégicas, a exemplo, produtividade.
Bammert, S., König, U. M., Roeglinger, M., & Wruck, T. (2020). Exploring potentials of digital nudging for business processes. Business Process Management Journal, 26(6), 1329-1347. Thaler, R. H., & Sunstein, C. R. (2008). Nudge: Improving Decisions About Health, Wealth, and Happiness. Yale University Press: New Haven & London. Yeung, K. (2017). ‘Hypernudge’: Big Data as a mode of regulation by design. Information, Communication & Society, 20(1), 118–136.