Resumo

Título do Artigo

JOGOS DE AZAR EM UM MERCADO EM DESENVOLVIMENTO: EXPLORANDO VAZIOS INSTITUCIONAIS ATRAVÉS DA NETNOGRAFIA
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Palavras Chave

Jogos de azar online
Consumo digital
Vazios institucionais

Área

Marketing

Tema

Redes Sociais Mediadas, Ambientes e Dispositivos Digitais

Autores

Nome
1 - Inajara Patricia Manica
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alegre
2 - Alexandre Borba da Silveira
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alegre
3 - Leonardo Colares Castro
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Escola de Gestão e Negócios
4 - Jefferson Marlon Monticelli
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Apostas esportivas e cassinos online têm se tornado populares como forma de entretenimento, beneficiando-se da acessibilidade das plataformas digitais e a flexibilização da legislação. O Brasil é o terceiro maior mercado consumidor das plataformas de jogos de azar. Os vazios institucionais são caracterizados pela falta ou inadequação de normas, regulamentos e sistemas legais necessários para o funcionamento eficiente e justo dos mercados. As tecnologias apresentam desvantagens potenciais, representando um vazio institucional que promove novas formas de consumo fora do controle regulatório.
Como os vazios institucionais contribuem para o crescimento dos usuários nas plataformas dos jogos de azar online no Brasil? O objetivo do estudo é compreender como os vazios institucionais influenciam o crescimento das plataformas de apostas esportivas e cassinos online no Brasil.
Os países em desenvolvimento são marcados por vazios institucionais, referindo-se à ausência ou insuficiência de estruturas formais, como normas, regulamentos e sistemas legais, essenciais para o funcionamento eficiente dos mercados. Da mesma forma, jogos de azar são um segmento emergente de consumo na economia digital, representando modelos de negócio baseados na tecnologia e na expansão de mercados digitais por meio da plataformização dos jogos (cibercultura).
O artigo utiliza uma abordagem qualitativa com método de netnografia não participativa, focando na observação de comunidades online. A netnografia estuda a cultura através de narrativas digitais e envolve quatro estágios: foco da pesquisa, coleta e análise de dados, e comunicação dos resultados. Este estudo observou duas plataformas de jogos, revelando padrões culturais e insegurança entre os jogadores devido à falta de regulamentação. A coleta de dados ocorreu entre janeiro e junho de 2024, juntamente com um diário de imersão dos dados analisados.
O estudo conduz a várias reflexões (psicológicas, econômicas e institucional). Essas perspectivas ajudam a destacar os desafios regulatórios devido à natureza transnacional das plataformas, onde diferentes lógicas regulatórias, tecnológicas e econômicas interagem e se confrontam. A ausência de regulamentação para os cassinos online revela um vazio institucional no qual essas plataformas operam, adaptando-se às expectativas dos usuários e às oportunidades de mercado dentro de limites ambíguos de comportamento de consumo.
O presente estudo evidencia a necessidade de uma estrutura regulatória específica para os jogos de azar online. Em termos gerenciais, o estudo atenta para os efeitos da falta de regulamentação de plataformas de jogos de azar online, enfatizando a importância de políticas para legitimar estas plataformas de moldar o ambiente regulatório e equilibrar lucro com responsabilidade social. Consequentemente, esse estudo contribui para a literatura sobre o arcabouço regulatório e o vazio institucional, destacando como os vazios institucionais favorecem à disrupção de mercados, produtos e consumo.
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