empreendedorismo digital
revisão sistemática
mídias digitais
Área
Empreendedorismo
Tema
Empreendedorismo Inovador: Startups, Empresas de Base Tecnológica, Incubadoras e Parques Tecnológicos, Capital de Risco
Autores
Nome
1 - Francine Fernanda Ferreira Garbelotti EAUFBA - ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DA UFBA - NPGA - Nucleo de Pós Graduação em Administração
2 - Eduardo Paes Barreto Davel UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - EAUFBA
Reumo
O empreendedorismo é um campo diverso e desempenha um papel importante nas mudanças e inovações tecnológicas. Quando conectamos estes dois campos, temos o empreendedorismo no universo digital. Sua produção é fragmentada e limitada. Uma compreensão integrada e multidisciplinar proporciona um avanço nas pesquisas e apontam novos caminhos para estes campos.
Este artigo objetiva sistematizar a produção acadêmica sobre o empreendedorismo no universo digital, integrando contribuições de diversas áreas do conhecimento que provoquem avanços em pesquisas futuras. O método envolve uma revisão sistemática da produção acadêmica, cujos resultados demonstram categorias que permitam melhor entender a produção acadêmica (abordagens, impactos, contextos organizacionais carências e desafios) e integrem conhecimentos multidisciplinares (perspectivas e novos contextos).
O empreendedorismo digital se define a partir da a oportunidade ou criação de novas ideias ou negócios por meio de tecnologias digitais, sistemas de informação, produtos e plataformas digitais e do uso de mídias digitais. Os impactos do universo digital no empreendorismo podem ser positivos e negativos se dão por meio das oportunidades e dos modelos de negócios, da inovação e das redes. Seus contextos organizacionais se compõem nas áreas industrial, públicas, social e cultural e suas abordagens se categorizam em positivistas e pós-positivistas.
A análise da produção acadêmica sobre o empreendedorismo no universo digital apresenta delineamentos. Grande parte dos estudos possui temáticas economicistas; no impacto do digital, temáticas sobre oportunidades de negócios já existentes se destaca, há uma predominância da perspectiva positivista. Em relação aos contextos organizacionais, o foco das pesquisas está em organizações pouco diversas. Perspectivas pospositivas, proporcionam maior heterogeneidade ao estudar fenômenos que permeiam o empreendedorismo e o digital ao ampliar suas dimensões de análises como dimensões sociais e culturais.
A partir das lacunas identificadas nas pesquisas e a necessidade de reflexões a respeito do empreendedorismo e do digital, discutimos a importância e a implicação de novos horizontes de pesquisa. Propomos 03 temas, diretamente relacionados com as dimensões que compõem a nova perspectiva de renovação acadêmica proposta neste artigo para orientar estudos futuros: perspectiva socioprática em estudos do empreendedorismo; perspectiva socioconstrucionista das mídias digitais e a dimensão dos estudos empíricos do empreendedorismo no universo digital em organizações da economia criativa.
Davidson, E., & Vaast, E. (2010). Digital Entrepreneurship and Its Sociomaterial Enactment. in: Proceedings of the 43rd Hawaii International Conference on Systems Sciences.
Nambisan, S. (2017). Digital Entrepreneurship: Toward a Digital Technology Perspective of Entrepreneurship. Entrepreneurship: Theory and Practice, 41(6), 1029–1055.
Kraus, S., Palmer, C., Kailer, N., Kallinger, F. L., & Spitzer, J. (2018). Digital entrepreneurship: A research agenda on new business models for the twenty-first century. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research.