1 - Joyce Thallyta Araujo Vieira UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) - Campus VII
2 - CLÉSSIA FERNANDES DE BRITO SANTIAGO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus I
3 - Bruna Cordeiro de Sousa UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Ppga
4 - DÉBORA KARYNE DA SILVA ABRANTES UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - CCSA
Reumo
O engajamento acadêmico tem se tornado um foco atual de pesquisas, podendo analisar aspectos como a qualidade do estudo, os processos de aprendizagem e as razões para o abandono dos cursos. O enfoque do engajamento está na identificação de aspectos que contribuem para a permanência e o sucesso dos estudantes na formação universitária, buscando características que demonstrem seu envolvimento em suas experiências de aprendizagem, a partir da dedicação de tempo, esforço e interesse nos estudos, o que ratifica sua importância na formação educacional.
O argumento principal deste estudo é que a compreensão dos fatores de influência para o engajamento acadêmico no ensino superior é determinante para o aprimoramento do ensino-aprendizagem e na promoção de experiências significativas e transformadoras. A questão de pesquisa é: Quais são os principais fatores que influenciam o engajamento acadêmico dos estudantes do Curso de Administração em uma Instituição de Ensino Superior? O objetivo do estudo é investigar os fatores de influência para o engajamento acadêmico dos estudantes do Curso de Administração em uma Instituição de Ensino Superior.
Engajamento acadêmico refere-se ao envolvimento ativo dos estudantes em atividades educacionais dentro e fora da sala de aula e envolve as dimensões afetiva, comportamental e cognitiva no processo de aprendizagem (Vitória et al., 2018). O engajamento pode ser entendido como o tempo investido no processo de aprendizagem, refletido nos padrões de estudo, utilização de estratégias de aprendizagem, gestão do tempo e busca por interações com instrutores, professores e colegas, além de ser associado ao grau de concentração do estudante, medido pela atenção e interesse nos estudos (Kuh, 2005).
Utilizou-se de uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo. A pesquisa foi realizada com estudantes do curso de administração da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Campus VII, por meio de entrevistas semiestruturadas de forma on-line, que contou com a participação de 14 estudantes, explorando suas percepções e experiências sobre seu engajamento acadêmico. O roteiro utilizado nas entrevistas foi alinhado às dimensões do engajamento acadêmico (afetiva, cognitiva e comportamental). O método utilizado para analisar os dados foi a técnica de análise de conteúdo posposta por Bardin (2011).
Na dimensão afetiva do engajamento acadêmico, os estudantes pesquisados revelaram vivenciar diversas experiências emocionais ao longo do curso, cujos sentimentos negativos tiveram maior ênfase como medo, ansiedade, estresse e nervosismo, influenciando sua aprendizagem. Na dimensão cognitiva, os entrevistados indicaram estratégias mais comuns para a compreensão e retenção dos conteúdos: resumos, mapas mentais, livros e videoaulas. Na dimensão comportamental, a maioria dos pesquisados mostraram um alto nível de engajamento com participação em monitoria, projetos de extensão e eventos acadêmicos.
A pesquisa revelou que o engajamento acadêmico dos estudantes pesquisados é influenciado por uma variedade de fatores, incluindo características pessoais, práticas pedagógicas dos professores, ambiente de aprendizagem e políticas institucionais. Os resultados obtidos mostraram que o objetivo foi atingido, destacando a complexidade do engajamento acadêmico, o qual abrange fatores como motivação pessoal, gerenciamento de tempo, práticas pedagógicas interativas, atividades acadêmicas práticas, um ambiente favorável, boa infraestrutura e recursos adequados.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
KUH, G. Student engagement in the first year of college. Challenging and supporting the first-year student: a handbook for improving the first year of college, New Jersey, USA, p. 86-107, 2005.
VITÓRIA, M. et al. Engajamento acadêmico: desafios para a permanência do estudante na educação superior. Educação, Rio Grande do Sul, v. 41, n. 2, p. 262-269, ago. 2018.