Resumo

Título do Artigo

SUBMISSÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS: percepção dos pesquisadores quanto às normas exigidas pelos eventos e periódicos brasileiros das áreas de Administração e Contabilidade
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Palavras Chave

artigos científicos
padronização das normas de submissão
convergência das normas de submissão

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Emanoelly Gonçalves de Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Pontal
2 - Josilene da Silva Barbosa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FACES
3 - Odilon José de Oliveira Neto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - UFU/FACES-NEPACC (Campus Pontal)
4 - Renata Mendes de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social (FACES)

Reumo

Ao longo do tempo, a pesquisa científica tem se feito presente em vários campos de estudos, como política, ciência, filosofia, entre outros e, por isso, pode ser considerada um importante meio de construção do conhecimento (LEONTIEV, 1978). Embora os meios de divulgação, como eventos científicos e periódicos, permitam de maneira rápida uma veiculação rápida da informação científica, estes adotam critérios de formatação diferentes, o que pode impactar na produção e qualidade dos trabalhos científicos (VOLPATO; FREITAS, 2003).
Ao verificar que os meios de divulgação adotam critérios de formatação diferentes, fica evidente a necessidade de se desenvolver um estudo que contribua para facilitar o processo da publicação dos artigos em eventos e periódicos e corrobore o aumento e qualidade da produção dos trabalhos científicos. Assim, o objetivo é investigar a percepção dos pesquisadores (professores e estudantes de pós-graduação stricto sensu) a respeito dos aspectos de normatização exigidos pelos periódicos e eventos científicos brasileiros das áreas de Administração e Contabilidade no momento de submissão.
A publicação é um passo importante para que a pesquisa científica seja reconhecida, daí a importância do aprimoramento dos trabalhos após as críticas que emergem da comunidade científica, o que estimula a formulação de outras produções e aumento da qualidade (MALOZZE, 1999). Neste âmbito, ressalta-se que a vinculação das pesquisas, por exemplo, em periódicos, proporciona condições necessárias para que a ciência possa propagar-se de maneira rápida e com maior alcance de público, assim consolidando várias áreas de pesquisa (MALOZZE, 1999).
A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado, o qual foi aplicado aos pesquisadores (professores e estudantes de pós-graduação stricto sensu) no Brasil. O instrumento de coleta de dados (questionário de pesquisa) foi validado por meio do sistema de validação externa e interna (alpha de Crombach), demonstrando clareza e confiabilidade. Após a coleta de dados, estes foram organizados, tabulados e analisados por meio de estatísticas descritivas, com destaque para a frequência absoluta e relativa apoiadas pelo uso do software Excel.
A análise dos resultados apontou uma preocupação significativa com a falta de padronização nas normas de formatação exigidas por periódicos e eventos científicos na área de Administração e Contabilidade. Uma das principais críticas refere-se à inconsistência entre as normas utilizadas em diferentes contextos acadêmicos. Esse desalinhamento frequentemente leva os pesquisadores a ajustarem repetidamente seus artigos para atender a diferentes exigências, o que pode afetar tanto a qualidade quanto a eficiência da produção científica.
A pesquisa revela que, para a maioria dos respondentes, a padronização das normas de formatação poderia aumentar a conformidade das publicações científicas no âmbito nacional, o contribuiria para um ambiente de pesquisa mais coeso e consistente. Em síntese, observa-se um ambiente acadêmico que reconhece a padronização das normas de formatação como fundamental para aprimorar a eficiência e a qualidade das publicações científicas.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978. MALOZZE, G. L. M. Produção científica: periódicos. In: WITTER, G.P. (Org.). Produção científica em Psicologia e Educação. Campinas: Alínea, 1999. p.103-122. VOLPATO, G. L.; FREITAS, E. G. Desafios na publicação científica. Pesquisa Odontológica Brasileira, v. 17, p. 49–56, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-74912003000500008