Resumo

Título do Artigo

APLICAÇÃO DE INDICADORES MULTIDIMENSIONAIS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Sustentabilidade
Impactos sociais
Indicadores

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão Socioambiental

Autores

Nome
1 - Alessandro Araújo da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Campus Cuiabá
2 - LILIANE CRISTINE SCHLEMER ALCÂNTARA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
3 - Carlos Alberto Cioce Sampaio
Universidade Regional de Blumenau - FURB - Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional

Reumo

A relação entre educação e desenvolvimento, mais precisamente entre ensino de pós-graduação e desenvolvimento sustentável vem ganhando notoriedade na contemporaneidade, em especial nas suas formas de avaliação no que tange a aferir impactos ecossocioeconômicos. Neste contexto, surge a necessidade de compreender os impactos ecossocioeconômicos dos Programas de Pós-graduação (PPG) na sociedade por meio da aplicação de indicadores multidimensionais (Alcântara et al., 2023; Alcântara e Sampaio, 2024, no prelo).
Diante da crise socioambiental, a Pós-graduação pode direcionar propostas voltadas para criação de alternativas sustentáveis que afligem a sociedade. Frente a necessidade de compreender os impactos ecossocioeconômicos dos PPGs se propõem aplicação de indicadores multidimensionais (Alcântara et al., 2023; Alcântara e Sampaio, 2024, no prelo). O objetivo é identificar os impactos dos PPGs na sociedade por meio de indicadores multidimensionais de avaliação, por meio de duas etapas: (i) realizar o estado da arte e (ii) analisar os indicadores multidimensionais em oito PPGs da UFMT.
A pesquisa foi realizada com oito PPGs da UFMT do Campus de Cuiabá, Barra do Garças (Araguaia) e Sinop. A análise considerou as dimensões ambiental, social e econômica e perspectivas Docente (Do), Discente (Di) e Institucional (Inst.) de acordo com os “indicadores de impactos ecossocioeconômicos para avaliação da Pós-graduação” de Alcântara e Sampaio et al. (2023) e Alcântara e Sampaio (2024, no prelo). Percebeu-se no diagnóstico realizado. a necessidade avaliação dos impactos sociais dos PPGS a fim de alcançar resultados mais abrangentes e consistentes junto a sociedade.
A pesquisa evidencia a contribuição expressiva dos PPGs em diversas áreas, especialmente nas Ciências Ambientais. A análise realizada aponta para a necessidade de fortalecer práticas sustentáveis e aumentar a conformidade com estratégias de Responsabilidade socioambiental e de governança como o ESG e da Agenda 2030. Além disso, reconhece-se o potencial inovador e positivo das atividades da UFMT, ressaltando a diversidade de projetos e ações. Propõe-se uma atenção contínua a esses aspectos para promover avanços significativos no âmbito acadêmico, socioambiental e econômico.
Os resultados apontam que os PPGs da UFMT reconhecem as práticas inovadoras de aprendizagem, concentradas nos eixos econômico, social e ambiental, nas dimensões discente, docente e institucional. A análise realizada aponta para a importância de fortalecer práticas sustentáveis, aumentar a conformidade com estratégias ESG. Constata-se que a principal lacuna reside na dificuldade dos próprios PPGs se autoavaliarem e dimensionar de fato seus impactos sociais e eficácia de suas ações na sociedade atendida, enquanto promotores de políticas públicas.
A presente pesquisa apresenta significativa contribuição tecnológica e social: tecnológica por meio da aplicação dos indicadores multidimensionais que visam avaliar o impacto dos PPGs enquanto promotores de desenvolvimento; e social, destacando o papel fundamental dos PPGs da UFMT na sociedade representada pelas comunidades (indivíduos territorializados), Estado e Instituições.No caso específico da UFMT, o levantamento e a divulgação dos impactos ecossocioeconômicos dos PPGs são essenciais para a manutenção do território, da cultura local e da preservação dos biomas do Mato Grosso.