1 - Heber Almeida Barbosa Universidade de São Paulo ESALQ - Ribeirão Preto
2 - Gisela Consolmagno Pelegrini UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de Ciências Aplicadas
Reumo
Vivenciando era de profunda transformação da sociedade promovida pela digitalização e automação dos processos de negócio, este movimento de transformação digital também é relevante na indústria de óleo & gás, oferecendo várias oportunidades através da aplicação de novas tecnologias e digitalização de processos
O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a importância da liderança para este processo de transformação digital de uma empresa de O&G, além de avaliar como e por que a liderança tem tido papel chave neste processo.
Com a digitalização dos negócios, a noção de liderança digital emerge, definida como fazer as coisas certas para o sucesso estratégico da digitalização para a empresa e seu ecossistema de negócios (Sagbas & Erdogan, 2022; El Sawy et al., 2016). De acordo com Lizio et al. (2021), os líderes precisam definir a estratégia digital de suas organizações, inspirar e motivar suas equipes a trabalharem com novas tecnologias, apesar da incerteza inerente ao digital, devendo garantir o alinhamento da organização com o ambiente externo, adotando um estilo de liderança ágil para responder de forma rápida.
Para isto, foi realizado um levantamento, tendo como instrumento um questionário mesclando perguntas qualitativas e quantitativas, desenvolvido com base na revisão da literatura e distribuído on-line, obtendo-se 69 respostas válidas.
Da análise destas respostas, concluiu-se que a liderança tem um contribuído positivamente para a transformação digital da empresa, através do engajamento, patrocínio, apoio e suporte gerencial, incentivando a mudança, a colaboração e a adoção de novas tecnologias. A mudança cultural é um dos maiores desafios que a empresa enfrenta no processo de transformação digital, sendo necessário o desenvolvimento de uma cultura de inovação, mais colaborativa e que viabilize um ambiente de aprendizagem e crescimento.
Os resultados contribuem com a identificação da necessidade de um suporte dos líderes (suporte gerencial) que apoiem e incentivem as mudanças. Além disso, a mudança cultural foi apontada como um grande desafio enfrentado no âmbito da transformação digital.
Lima, G. 2020. Líderes Digitais: Um ensaio sobre como gerir negócios digitais na visão de 21 líderes brasileiros.1ed. Alta Books Editora, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Lizio, L.; Araujo, M.; Priadana, S.; Paramarta, V.; Sunarsi, D. 2021. Digital leadership in business organizations: an overview. International Journal of Educational Administration, Management, and Leadership. Volume 2, Número 1, 45- 56.