Sustentabilidade
Setor de cosméticos
Vantagem competitiva
Área
Gestão Socioambiental
Tema
Estratégia e Sustentabilidade Corporativa
Autores
Nome
1 - Dalila Gonçalves da Silva Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - Universidade Federal de São Paulo - EPPEN/Unifesp - CAMPUS OSASCO
2 - Claudia Terezinha Kniess Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - Universidade Federal de São Paulo - EPPEN/Unifesp - Osasco
3 - Kumiko Oshio Kissimoto UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) - EPPEN - Escola Paulista de Política, Economia e Negócios
4 - Heidy Rodriguez Ramos UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Vergueiro
Reumo
As práticas sustentáveis podem contribuir para a geração de vantagens competitiva nas organizações. O setor de cosméticos está crescendo potencialmente, tornando-se responsável por uma parcela significativa do impacto ambiental gerado pelas empresas. Torna-se necessário a implementação de ações sustentáveis para mitigá-los. Para a produção de cosméticos, se utiliza diversas matérias-primas provindas da fauna e flora.
Este trabalho tem como objetivo caracterizar as ações de sustentabilidade de uma empresa do setor de cosméticos e analisar a relação com a vantagem competitiva da organização.
As empresas do setor de cosméticos, ou como a ABIHPEC (Associação Brasileira de Industria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) denomina HPEC (higiene pessoal e cosméticos), estão crescendo e se tornando responsáveis por parte do impacto ao meio ambiente.. É necessário que elas repensem suas práticas e comecem implementar ações sustentáveis. Para a produção de cosméticos, se utiliza diversas matérias-primas provindas da fauna e flora, e com o passar de décadas de exploração a população consciente começa a combater essa prática e exigir fiscalizações mais rígidas para essa de produção .
Foi realizada uma pesquisa do tipo descritiva com abordagem qualitativa e estratégia de pesquisa estudo de caso. Os dados primários foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os funcionários da empresa em estudo e os dados secundários foram obtidos por meio da análise de documentos da empresa.
Com a pesquisa observou-se que a sustentabilidade se constitui como uma vantagem competitiva para a empresa. Além de contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, reflete no aumento da confiabilidade dos consumidores. Dedicar esforços na melhoria contínua, considerando os princípios do ESG, é de suma importância para que essas práticas atualmente consideradas como uma vantagem competitiva perpetuem nas empresas.
Implementar ações voltadas para sustentabilidade não são feitas rapidamente, requerendo das empresas um planejamento de médio a longo prazo, esforços e investimentos. No caso da empresa em estudo, custo e tempo são tópicos sensíveis que impactam diretamente na implementação dos projetos. Além disso, observou-se que outros pontos importantes incluem a divulgação das informações/resultados e a comunicação clara com o público-alvo.
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