Resumo

Título do Artigo

FORMAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DE INVESTIMENTO DE IMPACTO: o caso do projeto APB na empresa BRP
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Investimento de Impacto
Criação de Valor Compartilhado
Estratégia como Prática

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégia e Sustentabilidade Corporativa

Autores

Nome
1 - Andréa Silveira da Silva
Fundacao Dom Cabral - Nova Lima
2 - Bruno Henrique Rocha Fernandes
Fundacao Dom Cabral - Belo Horizonte
3 - Rosileia Milagres
Fundacao Dom Cabral - alphaville
4 - Marina de Almeida Cruz
Centro Universitário Unihorizontes - MG - Bairro Santo Agostinho - Belo Horizonte

Reumo

Em 2007 foi criado o termo investimento de impacto, quando a Fundação Rockfeller convidou líderes em finanças do Centro de Desenvolvimento Bellagio, na Itália, para discutir a necessidade e os meios de construir uma indústria com investimentos sociais e impacto ambiental positivos (Harji & Jackson, 2012). Entende-se investimento de impacto como aqueles destinados a criar impacto positivo na sociedade além de retorno financeiro.
Em função da lacuna sobre a escassez de estudos sobre quem e como está fazendo investimentos de impacto, identificada por Borrello et. al., (2024) e Gautier et. al., (2023), uma perspectiva possível para abordar esse tema é a partir das lentes da estratégia como prática (Whittington et. al., 2006). A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar como ocorre a formação da estratégia de investimento de impacto da empresa BRP no projeto APB a partir da perspectiva da estratégia como prática.
A perspectiva da estratégia como prática é uma corrente de pesquisa em que se procura entender a construção da estratégia de uma organização a partir das práticas dos indivíduos no dia a dia (Prashantham & Healey, 2022). Para compor o conceito, Whittington (2006) propõe uma estrutura conceitual com três elementos-chave: práxis, práticas e praticantes. O investimento de impacto, por sua vez, é um tipo de estratégia em que a empresa visa promover algum tipo de mudança positiva na sociedade e, ao mesmo tempo, obter lucro (Gautier, Pache & Santos, 2023; Borrello, Bengo, & Moran, 2024).
A abordagem de pesquisa foi a qualitativa com o método de estudo de caso único. A empresa estudada foi a BRP (nome fictício), uma empresa de capital aberto brasileira, produtora de bens de consumo. As unidades empíricas de análise foram os praticantes, as práxis, as práticas, a caracterização do investimento de impacto do projeto APB da empresa BRP e a identificação da criação de valor compartilhado para a sociedade. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e documentos, e analisados com a técnica de análise de conteúdo.
A metodologia da estratégia, apresentada pela YAT Negócios Sociais, a partir do curso YAT, de que a BRP participou, foi decisiva para que o investimento de impacto ganhasse as características de intencionalidade, expectativa de retorno e escolha pelo impacto social. A partir dessa metodologia, a BRP passou a ocupar um lugar importante dentro do ecossistema de investimento de impacto no Brasil, em que, além de investidora, a empresa também foi a empreendedora.
A análise da estratégia de investimento de impacto pelas lentes da estratégia como prática permitiu identificar um caminho percorrido pela BRP, quem foram os principais atores, como aconteceram as principais práxis e a metodologia utilizada. No campo do investimento de impacto, esta pesquisa demonstra que as empresas podem ser protagonistas na solução de problemas sociais, ora como empreendedoras que criam e desenvolvem ideias, a partir de suas cadeias de negócios, ora como investidoras que financiam a realização de ideias, criando valor para a sociedade.
Borrello, A., Bengo, I., & Moran, M. (2024). How impact investing funds invest in social purpose organizations: A cross‐country comparison. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 31(2), 879-894. Whittington, R. (2006). Completing the practice turn in strategy research. Organization Studies, v. 27, n. 5, p. 613-634. Harji, K., & Jackson, E. T. (2012). Accelerating impact: Achievements, challenges and what's next in building the impact investing industry. New York City: The Rockefeller Foundation.