Resumo

Título do Artigo

INTENÇÃO EMPREENDEDORA EM GRADUANDOS DE ADMINISTRAÇÃO E ENGENHARIA CIVIL NA UFPR: UM ESTUDO COM BASE NA TEORIA DO COMPORTAMENTO PLANEJADO
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Palavras Chave

Empreendedorismo
Educação Empreendedora
Universidade Pública

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Enmily Bhárbara Martins dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Campus Jardim Botânico
2 - Gabriela Santos Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Campus Botânico
3 - Fernanda Salvador Alves
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Campus Botânico

Reumo

O artigo analisa a intenção empreendedora de estudantes de Administração e Engenharia Civil da UFPR, utilizando a Teoria do Comportamento Planejado. Investigam-se influências de gênero, idade e disciplinas de empreendedorismo nessa intenção, visando ajustar currículos acadêmicos e fomentar o crescimento econômico por meio da educação empreendedora. O estudo busca compreender o perfil dos estudantes e promover melhorias na formação universitária para prepará-los para desafios futuros no mercado empreendedor.
Esse artigo tem como objetivo analisar a intenção empreendedora dos estudantes de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) dos cursos de Administração e Engenharia Civil em relação às dimensões da TPB. Para isso, buscamos descrever a intenção empreendedora dos alunos e também as variáveis de perfil desses respondentes. Além disso, procuramos verificar se algumas dessas variáveis, como gênero, idade e disciplinas já cursadas que abordam o empreendedorismo, por exemplo, podem estar relacionadas com as dimensões da TPB.
O estudo da intenção empreendedora se baseia na Teoria do Comportamento Planejado (TPB), que explora como atitudes, normas subjetivas e controle comportamental percebido influenciam decisões empreendedoras (Ajzen, 1985; Ajzen & Madden, 1986). Medir a intenção empreendedora é crucial para entender e prever comportamentos empreendedores (Liñán & Chen, 2009; Krueger et al., 2000). A formação empreendedora nas universidades é essencial para desenvolver habilidades e competências necessárias para o sucesso no empreendedorismo (Schaefer & Minello, 2016).
Estudo quantitativo e descritivo, focado na análise da intenção empreendedora de estudantes de Administração e Engenharia Civil da UFPR através da TPB. Utilizou-se amostragem estratificada e técnica Snowball. O questionário incluiu itens sobre perfil dos respondentes e 20 questões validadas para a replicação do estudo de Liñán e Chen (2009) sobre a TPB, usando a escala Likert. Análises descritivas, de frequência, correlação de Pearson, Cronbach's alpha, e Testes Não Paramétricos de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis utilizando o software IBM SPSS Statistics (versão 27). Resultou em 63 respostas.
Como principais resultados encontrados, observou-se diferenças significativas na dimensão Atitude em relação ao gênero e na dimensão Controle Comportamental entre os cursos de Administração e Engenharia Civil. A análise revelou boa consistência entre os questionamentos e as dimensões da TPB, indicando que os questionamentos utilizados explicam bem o modelo teórico. Os resultados revelaram que os estudantes de Administração e Engenharia Civil possuem uma intenção empreendedora moderada, sendo significativamente influenciados por suas atitudes em relação ao empreendedorismo.
Concluímos, deste modo, que a intenção empreendedora provém das atitudes observadas e do comportamento percebido do estudante, podendo ser influenciada e fortalecida através de disciplinas focadas em empreendedorismo e gestão, de modo que aumentem a confiança dos alunos em suas habilidades empreendedoras.
AJZEN, I. From intentions to actions: A theory of planned behavior. In: Action control: From cognition to behavior. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 1985. p. 11-39. AJZEN, I; MADDEN, T. J. Prediction of goal-directed behavior: Attitudes, intentions, and perceived behavioral control. Journal of experimental social psychology, v. 22, n. 5, p. 453-474, 1986. LIÑÁN, F.; CHEN, Y.W. Development and Cross-Cultural Application of a Specific Instrument to Measure Entrepreneurial Intentions. Entrepreneurship Theory and Practice, v. 33, ed. 3, p. 593–617, 2009. DOI: https://doi.org/10.1111