Resumo

Título do Artigo

IDENTIFICANDO OS ELEMENTOS-CHAVE DO ECOSSISTEMA EDUCACIONAL: uma revisão sistemática de literatura
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Palavras Chave

Educação
ecossistema
colaboração

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Cluster, Redes de Negócios e Cooperação

Autores

Nome
1 - Fernando Rufino de Barros
FUCAPE Business School - Vitória-ES
2 - Sérgio Augusto Pereira Bastos
FACULDADE FUCAPE (FUCAPE) - Administração de Empresas

Reumo

As instituições de ensino (IE) desempenham um papel crucial nas sociedades modernas, contribuindo significativamente para a educação e a geração de conhecimento (Guerra-Reyes et al., 2023; Kobylińska & Lavios, 2020). No entanto, as mudanças globais em curso têm um impacto direto na estrutura dessas organizações (Moravec & Martínez-Bravo, 2023; Mountford & Geiger, 2020). A interconexão entre organizações durante processos de mudança (Kobylińska & Lavios, 2020; Rodrigues et al., 2021) faz da atuação colaborativa uma alternativa importante e viável (Hu et al., 2022).
A interconexão entre organizações durante processos de mudança (Kobylińska & Lavios, 2020; Rodrigues et al., 2021) faz da atuação colaborativa uma alternativa importante e viável (Hu et al., 2022). Assim, à medida que essas tendências se intensificam, a aplicação da metáfora dos ecossistemas biológicos e econômicos à educação se torna essencial para uma melhor compreensão de suas características complexas (Koroleva et al., 2023). Portanto, o objetivo deste estudo é conduzir uma revisão sistemática da literatura para identificar elementos-chave do ecossistema educacional.
Introduzido inicialmente por Moore (1993), o conceito de ecossistema empresarial, descreve um conjunto de interações entre diversas entidades que colaboram e competem. Formando um ecossistema especial, as IE e seu entorno promovem o desenvolvimento do ambiente no qual se inserem (Meyer et al., 2020). Dessa forma, o conceito de ecossistemas surge como uma nova forma de representar este ambiente dinâmico e interdependente (Jacobides et al., 2018; Shipilov & Gawer, 2020).
Este estudo é uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), que se baseia em dados secundários para explorar com profundidade um tema específico, utilizando métodos estruturados de seleção, avaliação e análise desses dados (Sampaio & Mancini, 2007). Utilizando uma revisão sistemática da literatura com o protocolo PRISMA, foram analisados os conteúdos de 96 artigos das bases Scopus e Web of Science, com auxílio do pacote Bibliometrix.
Por meio da concorrência das palavras-chave, foram encontrados 5 clusters focados nas dinâmicas internas das instituições de ensino, abordando questões como segurança, liderança feminina, saúde mental e adaptação curricular. Os elementos-chave identificados revelam que as Instituições de Ensino são impactadas por fatores tanto internos, como apoio aos alunos, diversidade e segurança, quanto externos, incluindo colaboração com a comunidade, cultura institucional e políticas governamentais.
O distanciamento crescente entre a indústria e a educação tradicional destaca a necessidade de as IE se adaptarem continuamente às novas realidades. Os resultados ressaltaram a contínua importância do indivíduo no ambiente educacional, especialmente em áreas como saúde mental e relações interpessoais. Questões de gênero, segurança, motivação e influência familiar surgiram como áreas de foco significativo, enfatizando a necessidade de políticas educacionais eficazes e o combate ao racismo.
Alam, A., & Mohanty, A. (2024). Integrated constructive robotics in education (ICRE) model: A paradigmatic framework for transformative learning in educational ecosystem. Cogent Education, 11(1), 2324487. https://doi.org/10.1080/2331186X.2024.2324487 Aria, M., & Cuccurullo, C. (2017). Bibliometrix: An R-tool for comprehensive science mapping analysis. Journal of Informetrics, 11(4), 959–975. Autio, E., Mudambi, R., & Yoo, Y. (2021). Digitalization and globalization in a turbulent world: Centrifugal and centripetal forces. Global Strategy Journal, 11(1), 3–16. https://doi.org/10.1002/gsj.1396