Resumo

Título do Artigo

UM ESTUDO SOBRE RESILIENCIA EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR DURANTE A PANDEMIA DE COVID 19: o caso do Departamento de Engenharia de Produção da EESC-USP
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Palavras Chave

Ensino superior público
Resiliência.
Covid-19.

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Juliana Ng
Escola de Engenharia de São Carlos - EESC - São Carlos
2 - Etienne Cardoso Abdala
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FAGEN
3 - DAISY APARECIDA DO NASCIMENTO REBELLATO
Escola de Engenharia de São Carlos - EESC - Escola de Engenharia de São Carlos - EESC

Reumo

O termo resiliência ganhou destaque em numerosos textos de psicologia, salientando a vontade dos investigadores compreenderem a possibilidade do desenvolvimento adaptativo poder ocorrer em ambientes de adversidade. Assim, considera-se para a pesquisa, que dada a situação de restrição durante a pandemia, caracterizando um ambiente com alto teor de imprevisibilidade e dificuldade adaptativa, a Resiliência apresenta-se como uma habilidade essencial para superação e enfrentamento das dificuldades nesse período. Nesse sentido, o ensino superior e a resiliência convergem para promover a eficiência
O setor educacional foi um dos que sofreu maior impacto durante a pandemia de Covid 19, dado que teve que se adaptar às mudanças provocadas pela exigência de distanciamento social, o que fez com que o ensino remoto se destacasse no cenário educacional. Para tanto, foi necessária a adaptação às novas demandas e a exigência de níveis de resiliência mais elevados. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a resiliência do Departamento de Engenharia de Produção da EESC-USP, e posteriormente, realizar uma comparação entre níveis de resiliência para o grupo de professores e de alunos.
Resiliência é reconhecida como um fator multidimensional - construção multideterminante e complexa, que pode ser abordado em vários níveis de análise (Southwick et al, 2014). Em termos gerais, resiliência é a capacidade de “recuperar- se” na adversidade ou estresse (Carpenter et al, 2001; Folke et al, 2004; Frydenberg, 2014, 2017; Gunderson, 2000; Karlsen, 2013; Masten, 2001; Southwick et al, 2014; Walker, 2019). Walker (2019) enfatiza que a resiliência inclui a capacidade de um ecossistema ou indivíduo de “aprender” ou “adaptar-se” ao estresse (Walker, 2019; 2020).
Para esta pesquisa foi utilizada como instrumentos de coleta de dados a Escala de Wagnilde Young Resilience (RS) composta por 25 itens que foram transcritas para o Google Forms, avaliando as seguintes dimensões: Satisfação Pessoal, Equanimidade, Sentir-se bem sozinho, Autoconfiança e Perseverança. O objeto de estudo, selecionado para o presente trabalho, foi o departamento de Engenharia de Produçao EESC-USP. Os dados foram coletados em sala de aula presencialmente, em 4 turmas disponíveis. Foi adotada Análise Fatorial estatística para interpretação dos dados.
Para as dimensões primeira (Satisfação pessoal), segunda (Equanimidade), quarta (Confiança em si mesmo) e quinta (Perseverança) da Escala de Resiliência, não se observam diferenças significativas entre as categorias estudadas (alunos e professores). Este resultado sugere que não há uma distinção sobre o nível de resiliência alcançado considerando professores e alunos em uma Universidade pública, no exercício do ensino remoto em um contexto de restrição sanitária devido a pandemia. Isso ajuda também a explicar a rapidez com que o ensino remoto foi implementado no país.
O objeto de estudo desta pesquisa foi um dos cursos de engenharia da Escola de Engenharia, da Universidade de São Paulo. No QS World University Rankings by Subject, divulgado no dia 22 de março de 2023, a USP ficou entre as melhores universidades do mundo em 45 das 54 áreas de concentração avaliadas. Há décadas a USP investe em pesquisa e ensino de qualidade, assim como em atividades que fomentaram a reputação positiva junto à comunidade externa. Isso foi valorizado pelos indicadores, culminando na classificação como uma das 100 melhores universidades do mundo.
RAYMUNDO, R. S. Resiliência em docentes: sentido e significado na prática profissional no contexto da educação básica. Dissertação de Mestrado. Universidade de Taubaté. 2014. WAGNILD, G. A review of the Resilience Scale. Journal of nursing measurement, v. 17, n. 2, p. 105-113, 2009. WAGNILD, G.; YOUNG, H. M. Development and psychometric. Journal of nursing measurement, v. 1, n. 2, p. 165-17847, 1993. WAGNILD, G.M.; COLLINS, J. A. Assessing resilience. Journal of Psychosocial Nursing, 47(12), 28- 33, 2009. WALKER, B. Finding resilience: Change and uncertainty in nature and society.