Inovação
Modelo de Negócio
Plataformas Multilaterais
Área
Casos de Ensino
Tema
Casos de Ensino
Autores
Nome
1 - Bruno Fernandes UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) - Instituto Coppead de Administração
2 - Júlia Gouveia de Melo do Rego Monteiro UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) - Coppead
3 - Eduardo Russo de Almeida da Siva Instituto Tecnológico de Estudios Superiores de Monterrey - Tec Monterrey - CCM
4 - Ana Laura Silveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) - Praia Vermelha - Rio de Janeiro
Reumo
O caso explora a trajetória de Congresse.me - uma plataforma de realização de congressos online, em atividade no Brasil desde o ano de 2018. Após um período de sucesso impulsionado pela pandemia de COVID-19, a empresa se depara com a desafiadora necessidade de reinventar mais uma vez seu modelo de negócio a partir de 2023, que ficou marcado pelo fim da pandemia, pelo retorno dos eventos presenciais e um mercado de online saturado. Ao longo de seus anos de atuação, Luiz Gustavo, sócio fundador da empresa, teve que apresentar diferentes posicionamentos que oscilaram entre o público b2b e b2c.
1. Entender e avaliar o modelo de negócio de plataforma, examinando como a Congresse.me equilibrou as necessidades de diferentes clientes e parceiros em sua plataforma multilateral;
2. Discernir e discutir as nuances do posicionamento de marca entre segmentos de mercado Business to Business (B2B) e Business to Consumer (B2C), utilizando a transição de público da Congresse.me como exemplo;
3. Compreender e desenvolver estratégias adaptativas capazes de lidar com mercados voláteis, utilizando o exemplo da Congresse.me como estudo de caso.
A preparação desse caso levou em consideração a utilização de dados primários e secundários. Os dados secundários foram coletados por meio de uma variedade de fontes como artigos científicos e material jornalístico relevante, bem como a análise de relatórios setoriais e informações provenientes de consultorias. De forma a complementar e dar profundidade a esses dados, entrevistas em profundidade foram realizadas com o CEO da empresa Luiz Gustavo.
O caso foi desenvolvido pensado em alunos de graduação em seu último ano de formação, e também alunos de pós-graduação, dos cursos de Negócios, Marketing, Empreendedorismo e Estratégia, permitindo discussões sobre Modelo de Negócios Digitais, Estratégias de Marketing, Gestão de Negócios de Plataforma, e Inovação.
Porter, M.E. (2008). A vantagem competitiva das nações. Rio de Janeiro: Campus.
Kotler, P., & Keller, K. L. (2012). Administração de marketing. Pearson Prentice Hall.
Parker, G., Van Alstyne, M., & Choudary, S. (2016). Platform revolution: How networked markets are transforming the economy and how to make them work for you. WW Norton & Company.
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