Análise das condições necessárias
Lógica da necessidade
Bem-estar
Área
Marketing
Tema
Marketing e Sociedade
Autores
Nome
1 - Antonio Messias Valdevino UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - PPGA
2 - Rita de Cássia de Faria Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRACAO/PPGA
Reumo
Ao observar os estudos realizados sobre marketing e bem-estar, nota-se o uso de vários métodos. Com muitas opções e o surgimento de novas abordagens metodológicas, é crucial compreender e selecionar aquelas que possuem uma aplicação mais eficaz. Ao observar os modelos existentes de bem-estar financeiro, vê-se o uso de regressões, abordagem Bayesiana LASSO, modelagens de equações estruturais, experimentos, dentre outros. Surgindo nesse cenário a Análise das Condições Necessárias como possibilidade de utilização à mensuração dos fenômenos, com uma lógica distinta das possibilidades existentes.
Ao observar que a NCA se configura como uma real possibilidade de utilização para análises em marketing e bem-estar, este texto tem o objetivo de apresentar a Análise das Condições Necessárias e as possibilidades de utilização de tal método como possibilidade de mensuração do bem-estar financeiro do consumidor.
O texto apresenta condições gerais para aplicação das Análises das Condições Necessárias, apresentando os procedimentos para condução de uma NCA e seus devidos procedimentos para análise. O texto, apresentado uma série autores da área, incluindo o desenvolvedor do método, apresenta diretrizes para boas práticas da NCA. Além disso, faz uma contextualização da aplicação do método por diversos autores nas áreas de marketing e de bem-estar.
A discussão é pautada no processo de estruturação de uma pesquisa, sem seu desenho. Os pontos principais estão voltados à apresentação de um passo a passo para a condução de uma pesquisa que se utilize das Análises das Condições Necessárias, pontuando um guia metodológico e apresentação de sua utilização por outros autores.
Quanto ao uso da NCA para a mensuração do bem-estar financeiro e/ou marketing, a pesquisa se concentrou em apresentar textos que utilizaram o método à mensuração de fenômenos do bem-estar e do marketing. Posteriormente a isso, foi feita uma exemplificação do passo a passo com pesquisas reais, a fim de demonstrar a prática da pesquisa, bem como a sua viabilidade. Concluindo ser possível e recomendando a sua utilização.
Dul, J. (2022). Necessary condition analysis (NCA) and its diffusion. Oxford ResEncyclopedia Bus Manag.
Dul, J. (2021). Advances in Necessary Condition Analysis. https://bookdown.org/ncabook/advanced_nca2/.
Lacombe, D. J., & Khatun, N. (2023). What are the determinants of financial well‐being? A Bayesian LASSO approach. American Journal of Economics and Sociology, 82(1), 43-59.
Wang, L., Jiang, M., Zhu, F., & Song, P. (2022). Untangling employee well-being in projects: a configural analysis of job stressors and psychological needs. Journal of Management in Engineering, 38(4), 04022026.