2 - Daniela Viegas da Costa-Nascimento CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA (UNA) - Centro Universitário Unihorizontes
3 - Marina de Almeida Cruz Centro Universitário Unihorizontes - MG - Bairro Santo Agostinho - Belo Horizonte
4 - Adélia Marina de Campos Cursino UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - PPGC
Reumo
Os estudos de marketing apontam para uma atividade que visa conhecer e satisfazer as necessidades do cliente, agindo como um instrumento de ampliação da carteira de clientes das organizações. Vários setores da economia utilizam estratégias de marketing para se promover a fim de conquistar melhores resultados, seja em divulgação, visibilidade ou ampliação dos negócios. A atividade de advocacia, diante desse cenário, e por enfrentar um mercado cada mais competitivo, tem ampliado suas ações no marketing, sobretudo o digital, visando melhores retornos organizacionais (Marques, 2021).
Este artigo trata da pesquisa sobre o marketing jurídico em correlação com o provimento n. 205/2021 do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a ética profissional envolvendo as mídias sociais e os recursos digitais na atividade da advocacia. Para responder tal indagação, o objetivo geral da pesquisa foi analisar como se apresentam os mecanismos de marketing jurídico digitais utilizados pelos escritórios de advocacia em Montes Claros/MG como estratégia na divulgação da atividade jurídica, por meio do provimento n. 205/2021.
O marketing jurídico é uma perspectiva nova formalizada na atividade da advocacia por meio do provimento n. 205/2021 do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Por meio do provimento n. 205/2021, tornou-se possível a utilização do marketing de conteúdo, tanto em relação à publicidade ativa quanto publicidade passiva, respeitanto-se a não mercantilização da profissão, evitando-se a captação de clientela ou emprego de recursos excessivos, podendo existir a utilização de anúncios pagos ou não (OAB Nacional, 2021).
Esta pesquisa foi de caráter exploratório-descritiva e teve abordagem qualitativa (Bauer, 2008). O campo de pesquisa foi a cidade de Montes Claros, Minas Gerais, onde foram realizadas as entrevistas via Google Meet (com apenas uma exceção, ou seja com entrevista presencial) em sete escritórios de advocacia da cidade. O foco de análise de campo foram 15 entrevistados, entre 12 advogados (7 advogados e 5 advogadas) e 3 estagiárias dos escritórios investigados que se utilizam do marketing jurídico digital para produção e publicação de conteúdo jurídico nas redes sociais.
Os resultados mostram que o marketing jurídico, sobretudo o digital, é um campo ainda incipiente, mas promissor para a advocacia. Portanto, os dados coletados apontam para uma ampliação do olhar dos investigados para as ferramentas digitais como estratégia poderosa que permite uma maior visibilidade e ampliação dos seus serviços que já vêm sendo ampliados com as novas técnicas nas mídias sociais e assim oportunizando maior produtividade e melhores resultados no ambiente jurídico, que não abandonou o marketing tradicional, mas conjugando este com o digital.
A pesquisa mostrou que o maketing tem uma importância crucial para o desenvolvimento e sucesso das atividades econômicas, empresariais ou empreendedoras que querem se destacar no mercado cada vez mais competitivo. Apontou ainda que diante dos avanços tecnológicos notáveis e com a globalização, o marketing passou por diferentes transformações sobretudo com o advento da internet e, consequentemente, das redes sociais que levaram a uma nova postura que exige do profissional o acompanhamento dessa evolução.
Habermas, J. (2003b). Direito e democracia: entre facticidade e validade. (2a. ed.) v.2. Tradução de Flávio Beno Siebeneichler. Tempo Brasileiro.
Motta, A. (2021). O novo marketing jurídico: possibilidades e aplicabilidades das ferramentas de marketing jurídico baseadas no provimento 205/2021. Letras Jurídicas.
Rodrigues, G. R. et. al (2022). Marketing jurídico com Ética. JNT- Facit Business and Technology Journal. QUALIS B1. FLUXO CONTÍNUO. MAIO/2022. ed. 36. V. 2. Págs. 647-664. ISSN: 2526-4281. Disponível em: http://revistas.faculdadefacit.edu.br.