1 - Simarly Maria Soares UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS (UNIMONTES) - Montes Claros
2 - Silvania Soares Santos Brandão UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS (UNIMONTES) - Montes Claros
Reumo
A consolidação do sistema capitalista e as guerras mundiais impulsionaram a entrada das mulheres no mercado de trabalho, considerado uma possibilidade de substituir os homens, em seus cargos de trabalho. As conquistas femininas no mercado de trabalho ganham maior evidência no pós-guerra e de forma paralela trazem a divisão sexual do trabalho, em termos de direitos, compreensão e atuação no mercado de trabalho (Miltersteiner et al, 2020). Depois de muitos anos, os cargos mais altos das organizações são para os homens, mesmo com o talento feminino na resolução de problemas organizacionais.
A análise do uso do LinkedIn foi o objeto desta pesquisa, considerando que as gestoras utilizam esta rede social para interação nos negócios, e sobretudo, para influenciar sua carreira. O LinkedIn é uma rede social de negócios, de interação, troca de experiências e utilizada por profissionais, inclusive, na captação de oportunidades de trabalho.
O ingresso feminino no mercado de trabalho começou nas guerras mundiais, devido à necessidade de mão de obra (Reis et al, 2018). No pós-guerra, as conquistas femininas no mercado de trabalho ganham maior destaque. Dessa forma, surge a questão da divisão sexual do trabalho como tema relevante a ser estudado pela academia (Miltersteiner et al, 2020), sendo discutida a busca pela igualdade de gênero e inserção das mulheres no mercado de trabalho. Atualmente, as redes sociais ajudam a romper barreiras para o ingresso feminino no mercado de trabalho (Silva et al, 2021).
A pesquisa caracteriza-se como descritiva, de abordagem qualitativa e quantitativa. Utiliza análise de conteúdo qualitativo com técnicas analíticas de comunicação e quantifica algumas categorias para a análise. Utiliza fontes secundárias do LinkedIn e ranking IBOVESPA. A amostra do perfil de gestoras analisadas selecionou empresas com maior valorização de ações em 2021.
Dos perfis analisados, considerando suas publicações, cargos atuais, áreas de atuação, formação acadêmica, idiomas, tempo de permanência nas empresas, especializações e níveis hierárquicos. Com predominância de mulheres em cargos de liderança de níveis mais baixos, formação mínima de graduação e conhecimento de dois ou mais idiomas estrangeiros. Áreas administrativas são as mais comuns, enquanto setores tradicionalmente masculinizados têm presença feminina restrita. O LinkedIn emerge como plataforma ideal para promoção de suas carreiras e na busca por oportunidades e conexões profissionais.
Após a análise dos perfis, observa-se baixa representação de mulheres em cargos de liderança em grandes empresas. Predominam cargos de gerência, considerados intermediários, e posições de liderança regional com menor abrangência. Quanto a competências, em média, as mulheres dominam dois a três idiomas e possuem pelo menos dois cursos de pós-graduação. Cargos de coordenação são os iniciais para quem busca carreira de gestão. Alguns casos atípicos incluem CEO promovida rapidamente devido à experiência prévia em gestão em outras grandes empresas, conforme seu perfil no LinkedIn.
LINKEDIN. [S. l.]. Disponível em: https://br.linkedin.com/. Acesso em: 17 mar. 2022.
MILTERSTEINER, R. K.; et al. Liderança feminina: percepções, reflexões e desafios na administração pública. Cad. EBAPE.BR, v. 18, nº 2, Rio de Janeiro, Abr./Jun. 2020.
REIS, T. A. Estudo do Perfil e Expectativa de Carreira dos Alunos Ingressantes em Administração. UNIMEP. Piracicaba, 2017.
SILVA, A. S.; COSTA, V. C. Recrutamento: o uso do LinkedIn nos processos de recrutamento das empresas. Artigo científico (Curso Superior de Tecnologia em Automação de Escritórios e Secretariado) - Faculdade de T