Resumo

Título do Artigo

O FENÔMENO DO IMPOSTOR EM AMBIENTES CORPORATIVOS: Percepção e Abordagem por Mentores de Executivos
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Palavras Chave

fenômeno do impostor
mentoring
mentor

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreira de Pessoas e Organizações

Autores

Nome
1 - Silvana Cristina da Silva Model
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Escola de Gestão e Negócios
2 - Bruno Pereira de Bastos
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto Alegre
3 - Patricia Martins Fagundes Cabral
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - PPG Gestão e Negócios

Reumo

O fenômeno do impostor se caracteriza como um sentimento de fraude e insegurança que os indivíduos podem apresentar mesmo quando possuem qualificações e competência. Assim, pode gerar um padrão de autossabotagem, ansiedade e estresse, comprometendo o desempenho e a saúde mental dos profissionais. Pesquisas precursoras haviam focado em mulheres em cargos de liderança, mas este fenômeno vem afetando um público maior. Este estudo analisa o papel da mentoria no enfrentamento deste fenômeno, auxiliando no desenvolvimento profissional e fornecendo suporte para indivíduos ao longo de sua carreira.
Considerando-se que perfis executivos podem estar mais predispostos ao fenômeno do impostor diante dos desafios impostos pela atividade, esta pesquisa teve como objetivo investigar como os mentores de executivos identificam o fenômeno do impostor, abordam o tema e auxiliam na superação deste desafio.
O fenômeno do impostor é fundamentado em uma combinação de perspectivas psicológicas que contribuem para a sua compreensão. Para representar o fenômeno do impostor, Sakulku e Alexander (2011) elaboraram o ciclo do impostor, tendo como base o estudo de Clance (1985), o qual inicia quando os indivíduos recebem uma atividade desafiadora e reagem com sintomas de ansiedade, dúvidas e receios, sendo que na conclusão da atividade estes desconsideram seu próprio mérito. Entre os métodos de superação consta o desenvolvimento e a preparação das pessoas, que pode ocorrer pela mentoria.
Para a consecução deste objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, caracterizada como pesquisa de campo e que fez uso de uma entrevista semiestruturada para a coleta de dados. As entrevistas foram conduzidas individualmente por videoconferência com 9 mentores. Em relação ao tratamento e à análise dos dados, inicialmente houve a transcrição das entrevistas, tabulações em planilhas do Excel e para análise de conteúdo foram utilizados os softwares NVIVO e Miro, para identificar abordagens recorrentes nos discursos dos entrevistados.
Entre os principais resultados, verificou-se que todos os entrevistados declararam já ter percebido a ocorrência do fenômeno do impostor em executivos atendidos. Os mentores também informaram que este fenômeno está mais presente nas mulheres e que este é observado principalmente na assunção de novos cargos. Entre os principais motivadores para a sua ocorrência constam a sensação de falta de apoio, a necessidade de superprodução, o curto tempo de transição, a dificuldade em lidar com erros e vulnerabilidades, além da própria natureza das situações que podem incitar o sentimento de impostor.
Verificou-se que fenômeno do impostor é uma questão relevante e frequente no ambiente corporativo. Os mentores destacaram que o fenômeno do impostor pode afetar negativamente o desempenho e a saúde mental dos profissionais, levando a um ciclo de autossabotagem, ansiedade e estresse. Os resultados indicam que a mentoria efetiva ajuda a superar o fenômeno do impostor por meio de desenvolvimento da autoconfiança e da autoestima, a identificação de crenças limitantes, entre outras. A pesquisa também destaca a importância de um ambiente organizacional seguro e de apoio para a mitigação do fenômeno.
CLANCE, Pauline Rose; IMES, Suzanne Ament. The Impostor Phenomenon in High Achieving Women: Dynamics and Therapeutic Interventions. Psychotherapy: Theory Research and Practice, v. 15, n. 3 p. 241 247, 1978. CLANCE, Pauline Rose. Clance impostor phenomenon scale. Personality and Individual Differences, 1985. KUNA, Shani. All by myself? Executives’ impostor phenomenon and loneliness as catalysts for executive coaching with management consultants. The Journal of Applied Behavioral Science, v. 55, n. 3, p. 306-326, 2019.