Resumo

Título do Artigo

O uso do método de casos para ensino em administração: uma análise da experiência em universidade brasileira.
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Palavras Chave

Educação em Administração
Método de casos para ensino
Metodologia de Ensino-aprendizagem

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Ylanderson Jordao Abreu da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Programa de Pós-graduação em Administração
2 - Max Leandro de Araújo Brito
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - DFPE

Reumo

A utilização de casos para ensino na área da Administração tem se destacado como uma abordagem pedagógica eficaz e relevante. Essa metodologia ativa envolve a apresentação de situações complexas baseadas em contextos reais, desafiando os alunos a analisar, refletir e tomar decisões, o que promove um aprendizado significativo e aplicável. Nos últimos anos, tem-se observado um crescente interesse na aplicação de casos para ensino em cursos de Administração. A literatura acadêmica tem evidenciado os benefícios do uso de casos para ensino na formação de profissionais da Administração.
Este método, que envolve a apresentação de situações complexas baseadas em contextos reais, desafia os alunos a analisar, refletir e tomar decisões, promovendo assim um aprendizado mais ativo e significativo. No entanto, para garantir o sucesso dessa abordagem, é importante compreender a percepção dos participantes sobre o uso desses casos e avaliar o seu desempenho na leitura e compreensão dos mesmos. Objetivo: analisar sobre o uso de casos para ensino na graduação em Administração, bem como avaliar seu desempenho na leitura e compreensão desses casos.
A literatura acadêmica tem evidenciado os benefícios do uso de casos para ensino na formação de profissionais da Administração. Estudos têm demonstrado que essa abordagem promove uma maior compreensão dos conceitos teóricos, estimula o pensamento crítico e prepara os alunos para enfrentar os desafios do mundo corporativo (Leenders & Erskine, 1978; Mauffette-Leenders et al., 1991; Souza & Marion, 2000). Há contribuição do tema para uma formação mais completa e preparada para os desafios acadêmicos e no mercado de trabalho (Kraemer, 2016; Paula et al., 2018; Campos et al., 2021).
A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica (SPELL e Portal Periódico CAPES). Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas individuais com estudantes de um grupo de pesquisa da UFRN. Após coletar os dados, realizou-se análise qualitativa descritiva. Adotou-se uma perspectiva crítica, alinhada aos princípios de Myers e Klein (2011), com foco em compreensão crítica e ação transformadora. A análise de dados usou técnica de análise de conteúdo em conformidade com a Resolução do CNS nº 510/2016, seguindo procedimentos éticos aprovados pelo Comitê de Ética da UFRN.
Destacam a necessidade de os educadores considerarem as percepções e necessidades dos estudantes ao utilizar casos para ensino, visando uma experiência de aprendizagem mais eficaz e significativa. O estudo alcançou seus objetivos ao analisar o uso de casos para ensino na graduação em Administração e avaliar seu desempenho na leitura e compreensão desses casos pelos estudantes. Essas conclusões proporcionam insights valiosos para aprimorar as práticas pedagógicas, adaptando-as às necessidades dos alunos e promovendo uma educação mais eficaz e relevante na área da Administração.
Ao analisar a experiência dos estudantes com essa metodologia, foi possível identificar uma variedade de percepções, desde o reconhecimento da sua eficácia como ferramenta de aprendizagem até as dificuldades enfrentadas na leitura e compreensão dos casos. A diversidade de abordagens e estratégias utilizadas pelos estudantes também foi evidenciada. Ressalta-se a importância contínua de investigações sobre metodologias de ensino, visando ao constante aprimoramento das práticas educacionais e ao desenvolvimento de uma educação de qualidade.
Campos, R. D., et al. (2021). Desafios da Pandemia para o Futuro da Educação: O Caso Coppead. Revista de Administração Contemporânea, 25. Kraemer, M. E. P. (2016). O Método do Estudo de Caso: um referencial metodológico. Boletim Técnico do Senac, 42(2), 32-49. Leenders, M. R., & Erskine, J. A. (1978). Case research: the case writing process. London: Research and Publications Division, School of Business Administration, University of Western Ontario. Roesch, S. M. A. (2007). Notas sobre a construção de casos para ensino. Revista de Administração Contemporânea, 11, 213-234.