Resumo

Título do Artigo

PARA ALÉM DA ESPETACULARIZAÇÃO DA AULA: UMA ANÁLISE SOBRE OS MODISMOS PEDAGÓGICOS DA FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
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Palavras Chave

Ensino da Administração
Metodologias Ativas
Egressos de Administração

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Formação do Professor e Pesquisador

Autores

Nome
1 - Rafaela Novaski Morges
UNIVERSIDADE POSITIVO (UP) - Ecoville
2 - LUIZ GUSTAVO ALVES DE LARA
UNIVERSIDADE POSITIVO (UP) - Curitiba
3 - Vinicius Brasil Taborda
UNIVERSIDADE POSITIVO (UP) - Ecoville

Reumo

Este artigo de forma ensaística adota uma abordagem ensaística, inspirada por Adorno, para investigar os modismos metodológicos na formação de administradores no Brasil. O texto visa provocar uma reflexão crítica sobre a eficácia dessas práticas pedagógicas na inserção dos egressos no mercado de trabalho.
Avaliar criticamente modismos pedagógicos na formação de administradores e como se articulam para a inserção profissional dos egressos. O objetivo é fomentar um debate crítico sobre formas de ensino e aprendizagem que não se alienem aos modismos recorrentes na formação do profissional em administração, considerando a história dessa área e as práticas de ensino ao longo dos anos.
A fundamentação teórica se apoia em teorias sociológicas críticas e na abordagem ensaística de Adorno.
A discussão é estruturada em quatro atos reflexivos: Problematização do Ensino da Administração, destacando a desconexão entre a formação acadêmica e as exigências do mercado; Apreciação Crítica dos Modismos Metodológicos, questionando a adoção acrítica de metodologias ativas no contexto brasileiro; Reflexões a partir dos Docentes, evidenciando dificuldades na implementação e a necessidade de adaptação local; Mobilização do Debate, propondo repensar a formação em administração de maneira contextualizada e crítica.
A conclusão aponta para a necessidade de repensar as práticas pedagógicas na formação de administradores, considerando a história e a realidade do mercado de trabalho. Ressalta-se a importância de um ensino mais contextualizado e crítico, que vá além dos modismos pedagógicos e realmente prepare os egressos para os desafios profissionais.
Adorno, T. (2003). O ensaio como forma. In J. M. B. de Almeida (Trans.), Notas de literatura (1st ed.). São Paulo: Editora Duas Cidades. Alcadipani, R. (2011). Academia e a fábrica de sardinha em lata. Organização & Sociedade, 18(54), 345-348. Calderari, E. B., Vianna, F. R. P. M., & Meneghetti, F. K. (2022). Professores o tempo todo: Um estudo sobre as condições materiais, físicas e psicológicas de docentes no ensino superior durante a pandemia do COVID-19. Revista Eletrônica de Administração (REAd), 28(2), 487-524.