Valuation
Fluxo de Caixa Descontado
Avaliação Relativa
Área
Casos de Ensino
Tema
Casos de Ensino
Autores
Nome
1 - Simone Teles da Silva Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Campus Santa Monica
2 - MANOEL POVOA DE CARVALHO NETO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Uberlândia- MG
3 - Danilo de Sousa Araujo UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - PPGCC-UFU
4 - Elayne Victória Vieira Chagas de Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Ciências Contábeis (FACIC)
5 - Lisia de Melo Queiroz UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FACULDADE DE CIENCIAS CONTABEIS (FACIC)
Reumo
A empresa Aggregate S.A abriu uma nova filial em Uberlândia-MG e contratou colaboradores para realizarem o valuation das empresas. Os referidos funcionários revisaram a avaliação da empresa SLC Agrícola S.A para utilizá-la como caso prático de treinamento de pessoal futuramente. Para se certificar de que a avaliação da empresa realizada é adequada, os funcionários resolveram entrar em contato com a chefia. Foram discutidas diferentes abordagens de valuation e as influências nas decisões estratégicas. Você, na posição de chefe desse setor, está preparado(a) para responder essas perguntas?
Possibilitar que os estudantes comparem os métodos de valuation e suas premissas. Busca-se avaliar a eficácia e a aplicabilidade desses métodos, verificando eficiência operacional, capacidade de gestão de riscos e expansão do negócio. Logo, os objetivos educacionais são: a) Promover reflexão dos estudantes acerca das premissas de valuation; b) Propiciar oportunidades de avaliação crítica de escolha de investimentos; c) Alinhar conhecimento teórico com situações práticas; d) Instigar a capacidade de comparação entre as métricas de valuation.
O período de análise corresponde aos anos de 2017 a 2022, tomando como parâmetro as demonstrações contábeis consolidadas deste período para a realização de projeções para períodos futuros (2023 a 2027). Essas informações foram coletadas na base de dados Economática. Utilizou-se os relatórios da administração e as informações das Notas Explicativas, extraídos do site da empresa SLC Agrícola e da Brasil, Bolsa, Balcão (B3). Para as questões de ensino, foram elaboradas questões que levam os discentes a ter pensamento crítico em relação ao valuation realizado e o que poderia ser feito diferente.
Este caso de ensino é recomendado aos cursos de graduação e pós-graduação, lato sensu e stricto sensu, nas disciplinas de Avaliação de Empresas, Administração Financeira, Análise das Demonstrações contábeis, Valuation, Gestão Econômica e Financeira, dentre outras que envolvam a avaliação econômica de empresas. Pode ser aplicado também em cursos de extensão da área de business, cuja proposta seja a utilização de técnicas de avaliação empresarial, o qual proporcionará ao docente um suporte essencial e prático da metodologia de valuation.
Assaf Neto, A. (2016). Finanças Corporativas e Valor. São Paulo: Atlas.
Copeland, T.; Koller, T.; & Murrin, J. (2020). Valuation: Measuring and Managing the Value of Companies. 7th edition. Hoboken: Wiley.
Damodaran, A. (2007). Avaliação de empresas. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Damodaran, A. (2012). Investment Valuation: Tools and Techniques for Determining the Value of Any Asset. John Wiley & Sons.
SLC Agrícola. (2023). Balanço Patrimonial. Disponível em: https://ri.slcagricola.com.br/balancos-e-demonstracoes/ Acesso em 23 de maio de 2023.