Educação Empreendedora
Metodologias de Ensino
Revisão Bibliométrica e Sistemática
Área
Empreendedorismo
Tema
A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências
Autores
Nome
1 - Paulo Diego Assis de Freitas Américo UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - São Cristovão
2 - Maria Vitória da Silva dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Programa de Pós-graduação em Administração - PROPADM
3 - RÚBIA OLIVEIRA CORREA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - DAD
4 - Gustavo Dambiski Gomes de Carvalho UniSenai - Faculdades da Indústria - Curitiba - CIC
5 - Gracyanne Freire de Araujo UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Departamento de Administração (DAD)
Reumo
A educação empreendedora é vista como uma opção para promover temas e metodologias inovadoras em sala de aula, atendendo às necessidades de um ambiente educacional em evolução Com isso, este artigo avança na literatura acadêmica, como também oferece insights práticos para educadores, propondo possíveis metodologias de ensino com resultados mais efetivos para EE. A base de dados escolhida foi a Web of Science, optou-se pela utilização da bibliometria e revisão sistemática para atingir o propósito deste estudo.
Qual a produção científica sobre a relação entre EE e metodologias de ensino? O objetivo deste artigo é analisar a produção científica que aborda a relação entre educação empreendedora e metodologias de ensino.
A Educação Empreendedora evoca novas formas de aprendizado, considerando a compreensão de conhecimentos sobre o tema que estimulem os estudantes a aprenderem por meio da experiência (Guimarães; Santos, 2020). Assim, a EE enfatiza o uso de metodologias de ensino que permitam aprender fazendo, pois o indivíduo se defronta com eventos críticos que o forçam a pensar de maneira diferente, buscando alternativas, aprendendo com a experiência (Lopes, 2010).
Na revisão bibliométrica foi possível identificar que os Estados Unidos é o país com maior produção no tema estudado nesta pesquisa. Também foram verificadas palavras-chave que costumam ser utilizadas nestes estudos, com destaque para: “Entrepreneurship Education”, “Impact”, “Students” e “Entrepreneurial Intention”. Na Revisão Sistemática, houve um destaque para as metodologias ativas, e pesquisadores destacam que a combinação de práticas pedagógicas inovadoras e ambientes de aprendizagem favoráveis mostram-se essenciais para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras.
Os principais resultados mostraram que as tendências de ensino foram mapeadas e categorizadas em metodologias ativas e passivas, evidenciando que as abordagens práticas e inovadoras na EE, como gamificação e simulações, têm se mostrado eficazes no desenvolvimento de competências empreendedoras em ambientes não reais e sem riscos.
BELL, R.; BELL, H. Applying educational theory to develop a framework to support the delivery of experiential entrepreneurship education. Journal of Small Business and Enterprise Development, v. 27, n. 6, p. 987–1004, out. 2020.
FAYOLLE, A. A research agenda for entrepreneurship education. Cheltenham: Edward Elgar Publishing Limited, 2018.
GUIMARÃES, Jairo de Carvalho; SANTOS, Ildamara Ferreira dos. Educação Empreendedora: a prática docente estimulando a mente do estudante. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração. Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, abr./jun. 2020.