Resumo

Título do Artigo

O ENGAJAMENTO DOS ATORES CENTRAIS NA AVALIAÇÃO DE PROJETOS DE EXTENSÃO EM CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS NA PERSPECTIVA DO MODELO DE SALIÊNCIA DOS STAKEHOLDERS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Modelo de avaliação
Engajamento
Extensão universitária

Área

Administração Pública

Tema

Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

Autores

Nome
1 - Everton Aristides Margueiro
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Campus Indianópolis
2 - Roberto Bazanini
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Campus Indianopólis
3 - Alex Sandro dos Santos Vieira
-

Reumo

Em nossa contemporaneidade as transformações continuamente desafiam as estruturas e o comportamento dos agentes na formação profissional equilibrada. Alinhada com a velocidade dessas mudanças, os aspectos de maior complexidade diz respeito à capacidade humana de se engajar e contribuir efetivamente com as comunidades periféricas ao conhecimento, particularmente, quando se refere às ações extensionistas.
As regulações atuais do Ministério da Educação sobre a avaliação da Extensão, carecem de modelos e dispositivos específicos de medição.As práticas de autoavaliação refletem contradições teóricas que ainda não foram devidamente explicadas. Diante dessa constatação surge a questão central da pesquisa: como a saliência e a transversalidade de saberes e competências dos atores contribuem ao engajamento de projetos de extensão? O objetivo do estudo está em propor um modelo de análise generalizável, que possa ser testado e validado em projetos de extensão longitudinais.
A teoria dos stakeholders é uma abordagem gerencial que apoia a tomada de decisões das organizações, pela identificação dos atores (internos e externos) que exercem influência por meio das interações sinérgicas das partes interessadas, propiciando a geração de valores (particular e coletivo): econômico, social, tecnológico, cultural e ambiental (BAZANINI et al., 2020; DONALDSON; PRESTON, 1995; HILL; JONES, 1992; FREEMAN; REED, 1983; FREEMAN; DMYTRIYEV; PHILLIPS, 2021); particularmente o modelo de Saliência (MITCHELL; AGLE; WOOD, 1997; MITCHELL; LEE; AGLE, 2017; MITCHELL et al., 2022).
Este estudo caracteriza-se por sua abordagem qualitativa e descritiva, e por gerar reflexões sobre dados secundários de informações padronizadas, obtidos com base em materiais produzidos pelo objeto de estudo investigado, para coleta e análise. Quanto ao método de investigação, foi utilizado a análise de conteúdo, por meio do Software Iramuteq, concentrando-se na avaliação descritiva do conjunto de unidades de registro para detectar as relação de nuances relevantes (imperceptíveis pela análise quantitativa) em determinados trechos da mensagem (BARDIN, 2009).
Os resultados da pesquisa, na perspectiva do emprego da técnica da Análise do Conteúdo, apontam que, dentre os atributos propostos no Modelo de Saliência dos Stakeholders, o atributo legitimidade se destaca dos demais atributos (poder e urgência) ao propor a avaliação contínua e participativa e, dessa forma, favorecer maior proximidade entre os atores, fatores esses, que propiciam elementos consistentes para se maximizar a eficiência dos procedimentos empregados.
Ao final da pesquisa, é possível concluir que a aplicação metodológica da técnica da análise de conteúdo, sob as concepções teóricas de saliência dos stakeholders revelou-se um importante instrumento para identificação e qualificação do posicionamento e participação das partes interessadas, em projetos de Extensão. A dinâmica e a flexibilidade de interesses e de posições das partes interessadas, no espaço-tempo, constituem elementos estratégicos que exigem adaptabilidade constante, ao revelar a importância da participação e monitoramento para tomadas de decisões.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009 FREEMAN, R. E.;DMYTRIYEV, S. D.; PHILLIPS, R. A.Stakeholder theory and the resource-based view of the firm. Journal of Management, 47(7), 1757-1770, 2021. MITCHELL R. K.;AGLE B. R., WOOD D. J. Toward a theory of stakeholder identification and salience: Defining the principle of who and what really counts. Academy of Management Review, 22, 853–886, 1997. MITCHELL J. R.;MITCHELL R. K.;HUNT R. A.;TOWNSEND D. M., LEE J. H. Stakeholder engagement, knowledge problems and ethical challenges. Journal of Business Ethics, 175(1), 75–94, 2