Resumo

Título do Artigo

A CONTRIBUIÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SÓCIOEMOCIONAIS NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
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Palavras Chave

Soft skills
Competências socioemocionais
Transformação digital

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Políticas, Modelos e Práticas de gestão de pessoas

Autores

Nome
1 - Priscila Mitsue Kawaguchi
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Vergueiro
2 - Roberto Lima Ruas
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Glauco Ricardo Simões Gomes
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Programa de Pós-Graduação em Administração
4 - Ana Beatriz cobra Guimarães
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - vergueiro

Reumo

Nos últimos anos, a economia global enfrentou mudanças devido a crises e inovações, especialmente a transformação digital que usa tecnologias digitais para modificar modelos de negócios e estruturas organizacionais. Essa tecnológica influencia produção, hierarquias e relações empresariais, onde impacta também as interações pessoais e digitais havendo mudanças nas competências, distinguindo hard skills, próximas da TI, e soft skills, como inteligência emocional e trabalho em equipe (Townsend, 2023).
A questão de pesquisa: quais são as principais contribuições das competências socioemocionais no ambiente digital construído em organizações? Com o intuito de responder essa questão, o trabalho tem como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura a fim de identificar quais as contribuições das competências socioemocionais são mais relevantes no ambiente digital.
A transformação digital é um processo de adaptação das organizações por meio de tecnologias digitais, para sua competitividade e sustentabilidade. Ela integra soft skills, como habilidades socioemocionais, que são eficazes para mudanças tecnológicas e culturais da organização (Coelho & Martins, 2022). Competências socioemocionais são habilidades não cognitivas que incluem competências e habilidades, como autocontrole, e interpessoais, como empatia, fundamentais para adaptação e colaboração eficazes em ambientes digitais e sociais (Mingaleva, 2020).
A revisão sistemática analisou competências socioemocionais na transformação digital em 20 artigos de 2019 a 2023 nas bases Scopus e Web of Science, focando em soft skills em negócios e tomada de decisão. Métodos variados, com predominância de abordagens qualitativas, mostram a necessidade de soft skills combinadas com competências técnicas. Gestores de TI precisam de visão empreendedora, criatividade e colaboração, enquanto estratégias de RH devem integrar inovação e habilidades interpessoais.
De acordo com o artigo, a partir dos cenários identificados, como Empresas de Tecnologia, Ambiente Universitário e Gestores e Liderança, foram identificados soft skills mais relevantes como inovação, criatividade, pensamento crítico, trabalho em equipe, adaptação, flexibilidade e capacidade de resposta em equipe no contexto digital e competitividade. A TD impulsiona o desenvolvimento e integração dessas habilidades para os desafios do mercado digital, onde a interação entre tecnologia e habilidades humanas é importante para o sucesso organizacional.
Townsend, T. A., Pedron, C. D., Souza, R. M. de, Ruas, R. L. (2023). Industry 4.0 projects: A set of new individual competencies. International Journal of Computer Applications in Engineering Technology. Coelho, M., Martins, H. (2022). The future of soft skills development: A systematic review of the literature of the digital training practices for soft skills. Journal of E-Learning and Knowledge Society. Mingaleva, Z., Vukovic, N. (2020). Development of Engineering Students Competencies Based on Cognitive Technologies in Conditions of Industry 4.0. IJCRSEE.