Resumo

Título do Artigo

Maturidade em gerenciamento de projetos na implementação do Programa de Gestão e Desempenho em uma Universidade Pública: análise do Modelo Prado - MMGP
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Gerenciamento de Projetos
Programa de Gestão e Desempenho
Modelo Prado - MMGP

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Isana Maria da Silva Resende
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA
2 - Marina de Santana Capano
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA
3 - Danielle Lima de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA
4 - KAROLINE RODRIGUES FERREIRA LIMA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA
5 - Charles Ulises de Montreuil Carmona
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - CCSA

Reumo

Na Nova Administração Pública e considerando o cenário político e econômico de instabilidade onde as Universidades Públicas estão inseridas, nos últimos anos, o Programa de Gestão e Desempenho (PGD), se destaca com foco em resultado, eficiência, otimização de recursos e qualidade dos serviços prestados. No âmbito da Gestão de Projetos, o Modelo Prado-MMGP surge como ferramenta essencial para avaliar e aprimorar a maturidade em gerenciamento de projetos universitários, adaptando-se às necessidades específicas das instituições e promovendo o sucesso na implementação de projetos estratégicos.
O estudo aborda a necessidade de aprimorar a gestão pública, especialmente nas universidades, visando alcançar resultados, otimização de recursos, qualidade dos serviços prestados e eficiência, promovendo um ambiente mais eficiente, responsivo e alinhado com as melhores práticas de gestão de projetos. Tem por objetivo investigar o nível de maturidade em gestão de projetos, usando o Modelo de Maturidade em Gerenciamento de Projetos (MMGP) proposto por Prado (2015), no contexto da implementação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
A gestão por meio de projetos é essencial para o desenvolvimento organizacional, uma vez que viabiliza o alinhamento de estratégias de crescimento e otimização de recursos. De acordo com Chiamulera (2017), a utilização de boas práticas em gerenciamento de projetos no setor público é recente, sendo de grande relevância o uso desta ferramenta em todos os níveis do poder público. O modelo Prado – MMGP (2015) aplicado neste trabalho, permite identificar o grau de maturidade do setor para executar os projetos de sua competência relacionando-o com as chances de se obter sucesso na implementação.
O estudo é de natureza aplicada com abordagem quantitativa. Realizou-se pesquisa bibliográfica e documental, além da aplicação de questionário de avaliação de maturidade setorial do modelo Prado - MMGP (2015), administrado via Google Forms aos servidores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida e da Superintendência de Tecnologia da Informação envolvidos na implementação do Programa de Gestão na UFPE. Além da maturidade, o modelo avalia a adesão aos níveis e dimensões, classificada numa escala de “Muito Fraca” a “Ótima”.
A aderência dos setores envolvidos na implementação do PGD aos níveis de maturidade do MMGP varia de muito fraca a regular. Quanto às dimensões, a aderência foi fraca, com percentuais entre 21% e 40%. O nível com maior aderência de maturidade do PDG foi o “conhecido”, com percentual 35%, e as dimensões com maior aderência do PGD foram Competência Técnica/contextual e Alinhamento estratégico, com percentual 31%. A avaliação final revelou um grau fraco de maturidade em gerenciamento de projetos: índices de 1,96 para o programa, 2,01 para PROGEPE e 2,04 para STI.
A análise dos dados concluiu grau fraco de maturidade em gerenciamento de projetos na implantação do PGD no geral, bem como para a PROGEPE e a STI, individualmente. Os resultados indicaram a necessidade de melhorar o planejamento e controle dos projetos, treinamento, informatização, padronização dos processos, bem como todos os componentes da Gestão de Projetos conforme MMGP. Foi recomendado a ampliação da aplicação do modelo para outros setores e projetos e a elaboração de um plano de ação para melhoria dos indicadores apontadas no Modelo utilizado.
CHIAMULERA, Felipe. A Gestão de Projetos no âmbito da Administração Pública: uma visão estratégica. Núcleo do Conhecimento, 2017. Disponível https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/gestao-de-projetos-administracao publica. Acesso em: 05 jul. 2024 KERZNER, H.Project Management: a systems approach to planning, scheduling, and controlling. 8th edition.USA: John Wiley& Sons, 2003 KERZNER, H. Gestão de Projetos. Porto Alegre: Bookman, 2006. PRADO, D. S. Maturidade em Gerenciamento de Projetos. 3ed. Nova Lima: FALCONI Editora, 2015.