Resumo

Título do Artigo

Inteligência Coletiva e a formação do Conhecimento Organizacional a partir Bilhetagem Eletrônica no Transporte Público de Curitiba
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Palavras Chave

Inteligência Coletiva
Conhecimento Organizacional
Bilhetagem Eletrônica

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Rogerio Correia
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR) - Curitiba

Reumo

Com o aumento da população nas cidades, a demanda por transporte urbano cresce, gerando problemas como congestionamentos e poluição. Para enfrentá-los, é necessário planejar e gerir adequadamente os transportes (Albino, Barardi e Dangelico, 2015), priorizando o transporte público urbano (Rodrigues, 2006). Um sistema de transporte eficiente contribui para reduzir esses problemas e tornar as cidades mais sustentáveis (Spinelli, 1999). Tecnologias de informação, como a bilhetagem eletrônica, aumentam a eficiência e coletam dados importantes, aproveitando a inteligência coletiva para gestão.
O problema de pesquisa deste estudo é entender como os elementos da inteligência coletiva dos usuários do sistema de bilhetagem eletrônica do transporte público de Curitiba podem ser identificados e utilizados para aprimorar o conhecimento organizacional e a eficiência dos serviços públicos. O oobjetivo é compreender os elementos da inteligência coletiva na formação do conhecimento organizacional a partir das informações captadas pela bilhetagem eletrônica.
A fundamentação teórica aborda o impacto do aumento populacional nas cidades, que intensifica a demanda por transporte urbano e gera problemas como congestionamentos e poluição. A solução envolve planejamento adequado e a priorização do transporte público (Albino, Barardi e Dangelico, 2015; Rodrigues, 2006). Tecnologias de informação, como a bilhetagem eletrônica, melhoram a eficiência e coletam dados essenciais (Malone e Bernstein, 2015). A inteligência coletiva dos usuários pode ser aproveitada para otimizar a mobilidade urbana, o conhecimento organizacional e os serviços públicos.
A discussão revela que o aumento populacional nas cidades pressiona os sistemas de transporte urbano, causando congestionamentos e poluição. O planejamento adequado e a priorização do transporte público são essenciais para enfrentar esses desafios (Albino, Barardi e Dangelico, 2015; Rodrigues, 2006). Tecnologias de informação, como a bilhetagem eletrônica, melhoram a eficiência operacional e coletam dados essenciais sobre o comportamento dos usuários (Malone e Bernstein, 2015). A integração da inteligência coletiva no conhecimento organizacional cria soluções mais eficazes e sustentáveis.
O estudo conclui que a bilhetagem eletrônica é uma fonte crucial de informações para melhorar os serviços públicos, oferecendo insights sobre os padrões de uso do transporte e ampliando a compreensão das necessidades dos curitibanos. No entanto, é crucial destacar que a eficácia da inteligência coletiva (coletada dos usuários) depende não apenas da coleta de dados, mas também de sua aplicação nas decisões de gestão do transporte e administração pública local.
ALBINO, V.; BERARDI, U.; DANGELICO, R. M. Smart cities: Definitions, dimensions, performance, and initiatives. Journal of Urban Technology, v. 22, n. 1, p. 3-21, 2015. ANDRADE, M. M.; FLORENTINO, M. S. B.; CARDOSO, M. R. Inteligência Coletiva: Um conceito para a gestão do conhecimento nas organizações. São Paulo: Atlas, 2011. ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos). Relatório de Mobilidade Urbana 2012. São Paulo: ANTP, 2012. Disponível em: http://www.antp.org.br. Acesso em: 13 jul. 2024. ARAÚJO, L. M. D.; TEIXEIRA, M. A. C.; LUCENA, C. J. P. Inteligência Coletiva: Um Conceito para a