Inovação: Abordagens Integradas para Projetos e Processos
Autores
Nome
1 - TATIANE MAIRA DE ALMEIDA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT) - Nova Mutum
2 - JUSCELIANY RODRIGUES LEONEL CORREA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO- UNEMAT - NOVA MUTUM - MT
3 - PRESLINE BLUM UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO- UNEMAT - NOVA MUTUM
Reumo
Este estudo teve como objetivo geral analisar a percepção dos profissionais de BPO que utilizam ferramentas de tecnologia digital em empresas contratantes de diversas regiões do Brasil. A inovação tecnológica é um fator crucial para a competitividade empresarial, e a adoção de BPOs (Business Process Outsourcing) destaca-se como uma estratégia para aumentar a competitividade e a sustentabilidade das empresas. Para realizar essa análise, foram utilizados métodos de análise de dados, incluindo técnicas de estatística descritiva, correlação e análise fatorial.
A implementação do BPO trouxe um efeito positivo significativo, contribuindo para a melhoria no desempenho das empresas ao conceder aos empresários uma maior liberação de tempo, o que resultou em uma rentabilidade mais elevada (Santana, 2020). Diante dessa evolução, surge a problemática central desta pesquisa: Qual é a perspectiva dos BPOs em parcerias estratégicas com empresas brasileiras que adotam tecnologia digital?
Já, o objetivo geral buscou analisar a percepção dos BPO´s que utilizam ferramentas de tecnologia digital em empresas contratantes em diferentes regiões do Brasil.
Gião e de Hoyos Guevara (2007) mencionam que o BPO é conhecido como um mecanismo estratégico para otimizar os processos de negócios por meio da terceirização. É uma alternativa cada vez mais adotada por organizações de diferentes portes, segmentos, perfis e regiões geográficas. No entanto, é importante estar ciente de alguns vigilantes associados a essa abordagem, como problemas de segurança, custos ocultos e a possibilidade de dependência excessiva do provedor (Gião; de Hoyos Guevara, 2007).
A pesquisa se classifica como uma abordagem exploratória-descritiva, combinando métodos quantitativos para a coleta, apresentação e análise dos dados. Os dados utilizados são de natureza primária, obtidos por meio de um corte transversal. Essa abordagem permite investigar e descrever de forma abrangente as características do tema em estudo, proporcionando uma compreensão mais completa do fenômeno em questão.
O instrumento de coleta de dados foi inicialmente disponibilizado on-line e administrado a um grupo de 104 contabilistas nas regiões brasileiras. Dentro desse grupo, 50 participantes responderam “NÃO” à pergunta de controle que indagava: Você é usuário ou já utilizou BPO? Essa pergunta tinha como finalidade criar uma amostra mais precisa, incluindo profissionais que atualmente ou anteriormente foram envolvidos com serviços de BPO, alinhando-se melhor com o objetivo da pesquisa.
Este estudo analisou a percepção dos BPOs em suas parcerias estratégicas com empresas brasileiras, levando em consideração o contexto atual da era da tecnologia digital.
As parcerias estratégicas com empresas brasileiras na era da tecnologia desempenham um papel fundamental no fortalecimento da competitividade e na capacidade de inovação do mercado brasileiro. Essas parcerias não apenas promovem o crescimento econômico, mas também trazem benefícios para a transformação digital de setores diversos, impulsionando a produtividade e a eficiência operacional.
Cunha, C. R. L. A transformação digital do governo federal brasileiro: analisando as recomendações dos organismos internacionais. Local: Editora, 2019.
Egídio, Anna Beatriz Garcia et al. Análise Ergonômica em um Setor Dde Call Center de uma Empresa de Pequeno Porte: Revisão BIBLIOGRÁFICA. Revista Tecnológica da Universidade Santa Úrsula, v. 3, n. 2, p. 155-167, 2020.Felipe, Lucas Pereira Fernandes. Business Intelelligence-BI no campo da gestão brasileira: uma revisão da literatura. 2022.