Resumo

Título do Artigo

AVALIANDO O SUCESSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: Uma investigação do sistema de gestão de processos eletrônicos de uma Universidade Pública Brasileira
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Palavras Chave

Sistema de Informação
Avaliação de SI
Modelo de Sucesso DeLone e McLean

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

Autores

Nome
1 - MURIELLE MEDEIROS DIAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Natal
2 - Adrianne Paula Vieira de Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Departamento de Ciências Administrativas
3 - Anatália Saraiva Martins Ramos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

Os sistemas de informação (SI) desempenham um papel central nas organizações, especialmente no setor público. Em 2015, o Governo Federal brasileiro tornou obrigatório o uso de sistemas informatizados para processos administrativos eletrônicos através do Decreto nº 8539. Em resposta, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte desenvolveu a Mesa Virtual, integrada ao Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC). Essa iniciativa pioneira foi adotada por mais de 70 organizações em todo o país, impactando positivamente as atividades administrativas.
A literatura destaca a importância da avaliação de um SI para garantir eficiência, satisfação e uso efetivo, especialmente para os usuários nas instituições que o implementam. Nesta pesquisa, utilizando o modelo de sucesso de DeLone e McLean amplamente reconhecido na literatura, objetiva-se avaliar o sucesso do sistema Mesa Virtual direcionado para viabilizar a adoção do processo eletrônico e responder a seguinte problemática: Quais os determinantes do sucesso de um sistema de informação desenvolvido para viabilizar a adoção do processo eletrônico?
O modelo de Sucesso de SI de DeLone e McLean (2003) consiste em uma estrutura que busca avaliar a qualidade dos sistemas de informação com base em seis dimensões: qualidade do sistema, qualidade da informação, uso, satisfação do usuário, impacto no indivíduo e impacto organizacional. Essas características afetam o uso subsequente ou a intenção de uso e a satisfação do usuário. A compreensão dessas dimensões é oportuna para gestores e pesquisadores que desejam medir e melhorar o sucesso dos sistemas de informação em suas organizações.
A pesquisa descritiva foi conduzida por meio de um questionário online aplicado a 185 servidores usuários do sistema, contendo 25 afirmativas avaliadas numa escala Likert de 7 pontos, além de duas questões discursivas. A análise quantitativa dos dados foi realizada utilizando o software livre Jamovi® (versão 2.3), com aplicação de estatísticas descritivas, análises fatoriais confirmatórias (AFC) e regressão linear. Os dados qualitativos foram analisados por meio da análise temática, com suporte da Inteligência Artificial (IA) – ChatGPT, conforme descrito nos procedimentos metodológicos.
Os resultados indicam uma percepção positiva dos usuários sobre a Mesa Virtual na UFRN. As correlações apresentaram relações predominantemente significantes, exceto entre a Qualidade da Informação com o Uso e, a Qualidade do Serviço com o Uso. Essas variáveis juntas explicam 53,3% da variabilidade na variável "Uso". A análise temática indicou predominância de opiniões negativas dos usuários em relação à navegabilidade, instabilidade e tempo de resposta. No entanto, destacam-se aspectos majoritariamente positivos relacionados ao desempenho, refletindo uma satisfação geral com o sistema.
Os resultados revelaram que a qualidade da informação, do sistema e do serviço estão positivamente correlacionadas com o uso do sistema. Os usuários preferem sistemas eficientes, confiáveis e fáceis de usar, destacando a importância de desenvolver e manter alta qualidade técnica e usabilidade. Entre as sugestões de aprimoramento apresentadas, observam-se apontamentos sobre a interface, estabilidade, velocidade, treinamento e suporte do sistema. A amostra limitada consiste em uma limitação do estudo, sugerindo a necessidade de pesquisas futuras com amostras maiores e métodos mistos.
DELONE, William H.; MCLEAN, Ephraim R. The DeLone and McLean model of information systems success: a ten-year update. Journal of Management Information Systems, v. 19, n. 4, p. 9-30, 2003. JEYARAJ, Anand. "DeLone & McLean models of information system success: Critical meta-review and research directions." International Journal of Information Management, v. 54, p. 102139, 2020. RAI, Arun; LANG, Sandra S.; WELKER, Robert B. "Assessing the validity of IS success models: An empirical test and theoretical analysis." Information Systems Research, v. 13, n. 1, p. 50-69, 2002.