Resumo

Título do Artigo

INTUIÇÃO, INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, ESTADO DE FLOW E SUAS RELAÇÕES NO DESEMPENHO DE EMPREENDEDORES EM GRUPOS DE NETWORKING
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Palavras Chave

Intuição.
Estado de Flow no Trabalho
Inteligência Emocional

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - NILVANE BOEHM MANTHEY
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Univali
2 - Suzete Antonieta Lizote
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Itajai
3 - Patrick Zawadzki
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Campus Chapecó
4 - Carlos Ricardo Rossetto
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA
5 - Sayonara de Fatima Teston
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (UNOESC) - Chapecó

Reumo

O empreendedorismo é um ecossistema dinâmico, no qual o sucesso nem sempre é ocorre apenas pela habilidade técnica ou capital financeiro, mas pela capacidade de navegar em ambientes complexos e imprevisíveis. Nessa complexidade, emergem conceitos psicológicos que moldam o desempenho empreendedor, entre eles a intuição, a inteligência emocional e o estado de flow no trabalho. A interseção entre eles, especialmente no contexto dos empreendedores em grupos de networking, objeto deste estudo, oferece uma perspectiva relevante para compreender e aprimorar o sucesso empreendedor.
Este estudo buscou responder ao seguinte questionamento: Qual a relação entre intuição, inteligência emocional, estado de flow no trabalho e o desempenho de empreendedores em grupos de networking.? Teve como objetivo analisar a relação entre intuição, inteligência emocional, estado de flow no trabalho e o desempenho de empreendedores em grupos de networking.
Os empreendedores de sucesso atribuem muitas realizações à habilidade de serem capazes de identificar e avaliar oportunidades de negócio intuitivamente (Sadler-Smith, 2015). A inteligência emocional, por sua vez, refere-se à capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar as próprias emoções, bem como as emoções dos outros (Miao et al., 2020). Já o estado de flow, segundo Csikszentmihalyi (2008), se caracteriza como um estado mental de imersão completa e envolvimento profundo em uma atividade, na qual o indivíduo experimenta uma sensação de foco intenso e pleno domínio do momento presente.
A pesquisa teve abordagem quantitativa, natureza descritiva e correlacional. Os dados foram coletados com questionário de autopreenchimento direcionado aos empreendedores participantes de grupos de networking via correio eletrônico, com auxílio da ferramenta do Google Docs. A população esteve composta por 1.200 empreendedores, resultando em uma amostra de 214 respondentes. Para o teste das hipóteses foi aplicada uma Análise Fatorial Confirmatória, observando a covariância fatorial das dimensões, as cargas fatoriais e covariância residual dos itens.
Os dados revelaram a correlação positiva entre os constructos estudados, confirmando as hipóteses de pesquisa. Embora as hipóteses de pesquisa tenham sido suportadas, percebeu-se correlação consideravelmente maior entre inteligência emocional e intuição, se comparada a intuição e estado de flow no trabalho e a inteligência emocional e estado de flow no trabalho. Observou-se também maior relação entre intuição e desempenho empreendedor, se comparado o desempenho empreendedor relacionado a inteligência emocional e ao estado de flow no trabalho.
A partir dos achados do estudo, se conclui que a correlação positiva entre intuição, inteligência emocional e estado de flow no trabalho com o desempenho empreendedor confirma a relevância da interseção desses fatores psicológicos. Destaca-se, a forte relação entre intuição e desempenho empreendedor, sugerindo que a capacidade de tomar decisões intuitivas é fundamental para o sucesso. O conhecimento dessas relações oferece perspectivas para estratégias de desenvolvimento das habilidades empreendedoras, contribuindo para a formação de ecossistemas empresariais mais resilientes e adaptáveis.
Csikszentmihalyi, M. (2008). Flow: a psicologia da experiência ideal. Nova York, NY: Harper Perennial Modern Classics. Sadler-Smith; E. (2015). The role of intuition in entrepreneurship and business venturing decisions. European Journal of Work and Organizational Psychology, 25(2), 1-14. Miao, C., Humphrey, R. H., & Qian, S. (2020). The cross-cultural moderators of the influence of emotional intelligence on organizational citizenship behavior and counterproductive work behavior. Human Resource Development Quarterly, 1-21