Resumo

Título do Artigo

Gestão fundamentada em dados na graduação em Instituições Federais de Ensino Superior (IFES): Desafios sociotécnicos enfrentados pelas lideranças acadêmicas
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Palavras Chave

Academic Analytics
Abordagem Sociotécnica
IFES

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Ciências de dados e Inteligência analítica

Autores

Nome
1 - Thiago do Nascimento
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - João Pessoa
2 - Jose Jorge Lima Dias Junior
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Departamento de Administração

Reumo

As IFES acumulam dados dispersos em múltiplos formatos, dificultando a análise para gestores. O conceito de "Academic Analytics" aplica princípios de Business Analytics na gestão educacional, visando usar dados para orientar decisões nas IES. A tecnologia sozinha não garante eficácia organizacional, necessitando equilíbrio com aspectos sociais e técnicos. O estudo aborda o desenvolvimento de uma gestão baseada em dados nas IFES, destacando a importância das lideranças e da abordagem sociotécnica para uma gestão eficiente e a melhoria da qualidade dos cursos.
Este trabalho visa responder a seguinte questão de pesquisa: quais os desafios sociotécnicos para o desenvolvimento de uma gestão fundamentada em dados nas IFES sob a perspectiva das lideranças? Este estudo visa compreender o desenvolvimento da gestão fundamentada em dados, sob a perspectiva das lideranças acadêmicas, no âmbito da graduação nas IFES, a partir de sua multidimensionalidade, considerando os aspectos sociais e técnicos.
Academic Analytics aplica técnicas de Business Analytics ao ensino superior, ajudando na tomada de decisões e impactando positivamente as IFES. A implementação de AA requer não apenas tecnologia, mas também a adaptação dos gestores aos desafios acadêmicos, financeiros e operacionais. A capacidade analítica envolve tecnologia, organização, pessoas e processos, conforme o modelo de Vidgen, Shaw e Grant (2017). Este modelo destaca a interdependência entre elementos sociais e técnicos, essencial para uma transformação analítica bem-sucedida.
Foram entrevistados 13 líderes, incluindo pró-reitores de graduação, coordenadores do Observatório de Dados da Graduação e um diretor de Comissão Própria de Avaliação, entre junho de 2022 e março de 2023. A análise de conteúdo, baseada no modelo de Vidgen, Shaw e Grant (2017), categorizou as respostas nas dimensões Tecnologia, Processos, Pessoas e Organização. A saturação teórica foi alcançada após 13 entrevistas, quando as informações começaram a se repetir.
Os resultados destacam os desafios e preocupações das lideranças, tais como a alfabetização de dados, falta de uma cultura orientada a dados, a ausência de objetivos estratégicos no uso de dados, a falta de definição de processos e papéis, a carência de recursos humanos especializados, bem como desafios tecnológicos.
O artigo explora os desafios das IFES para implementar uma gestão fundamentada em dados na graduação, destacando a falta de cultura organizacional orientada a dados, escassez de especialistas em análise de dados, ausência de políticas de formação continuada e deficiências nos processos de trabalho e fluxos de informações. Identifica barreiras como a falta de habilidades adequadas e a necessidade de lideranças capacitadas. Reconhece as limitações do estudo e a necessidade de envolver mais lideranças e explorar temas correlatos como governança de dados.
ANDERSON, C. Creating a data-driven organization. Sebastopol: O'Reilly Media, 2015. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016. GOLDSTEIN, P.; KATZ, R. Academic analytics: the uses of management information and technology in higher education. EDUCAUSE Research, v. 8, n. 1, p. 1-12, 2005. VIDGEN, R.; SHAW, S., GRANT, D. B. Management challenges in creating value from Business Analytics. European Journal of Operational Research, v. 261, n. 2, p. 626-639, 2017.