Resumo

Título do Artigo

INFRAESTRUTURA DE MOBILIDADE POR BICICLETA Um Estudo Comparativo entre Campo Grande (MS) e Balsas (MA)
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Palavras Chave

Gestão Urbana e Modal Bicicleta
Cidades Sustentáveis e Inteligentes
Agenda 2030

Área

Administração Pública

Tema

Governança, Ação Pública e Políticas Públicas

Autores

Nome
1 - Vandressa Batista Ristof
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - Campo Grande
2 - Kamila de Aguiar Duarte
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - Campo Grande
3 - Joshua Orlenny Jimenez Nicaragua
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - Faculdade de engenharia (FAENG)
4 - José Carlos de Jesus Lopes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - Escola de Administração e Negócios
5 - ANDREA TERESA RICCIO BARBOSA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS) - FAENG

Reumo

O crescimento populacional nas áreas urbanas impõe desafios significativos à mobilidade urbana. Este estudo investiga a mobilidade cicloviária em duas cidades brasileiras, Campo Grande (MS) e Balsas (MA), com o objetivo de comparar suas infraestruturas.
A pesquisa busca identificar os desafios enfrentados em ambientes urbanos com características distintas e similares, visando propor estratégias de melhoria que possam ser aplicáveis em ambos os contextos. O objetivo é fornecer uma comparação detalhada das infraestruturas cicloviárias de Campo Grande e Balsas, destacando as práticas bem-sucedidas e áreas que necessitam de desenvolvimento, para promover políticas públicas eficazes.
Utilizando dados secundários e um levantamento documental qualitativo, o estudo revela que Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, já realizou investimentos significativos na expansão de sua malha cicloviária. Por outro lado, Balsas, apesar de sua maior extensão territorial, está ainda nos estágios iniciais de desenvolvimento em termos de mobilidade urbana. A análise considera aspectos históricos, socioeconômicos e políticos que influenciam a infraestrutura de cada cidade.
A metodologia adotada inclui a análise de dados secundários e um levantamento documental qualitativo. Foram coletadas informações sobre investimentos, políticas públicas, projetos de infraestrutura e dados demográficos. A análise comparativa visa identificar padrões e divergências nas estratégias de mobilidade cicloviária de Campo Grande e Balsas, permitindo uma compreensão abrangente das práticas de cada município.
Os resultados indicam que Campo Grande tem avançado significativamente na expansão de sua infraestrutura cicloviária, enquanto Balsas ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento. As sugestões para aprimorar as políticas públicas de mobilidade urbana incluem a melhoria da transparência na gestão pública, fortalecimento da segurança, otimização da sinalização viária, investimento em tecnologia da informação, expansão da infraestrutura cicloviária e integração de diferentes modos de transporte.
Campo Grande demonstra um progresso significativo na implementação de infraestrutura cicloviária, refletindo investimentos e políticas públicas eficazes. Em contraste, Balsas, apesar de seu maior território, ainda precisa avançar em suas estratégias de mobilidade urbana. As recomendações deste estudo visam alinhar as políticas públicas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e à Agenda 2030, promovendo um ambiente urbano mais sustentável e eficiente.
DUARTE, Kamila de Aguiar. Avaliação da configuração da estrutura cicloviária de Campo Grande (MS). 146 f. Dissertação (Mestrado em Eficiência Energética e Sustentabilidade) - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Campo Grande (MS), 2023. RISTOF, Vandressa Batista. Análise da viabilidade da implantação de ciclofaixa no acesso aos conjuntos habitacionais Veneza I e II, em Balsas - MA. 60 f. Monografia (Bacharel em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Maranhão. Balsas (MA), 2021.