Gestão Organizacional: Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades
Autores
Nome
1 - Ana Márcia Melo de Carvalho UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - natal
2 - Miguel Eduardo Moreno Añez UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - PPGA - UFRN - PROFIAP -FELCS
3 - Antonio Batista da Silva Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - PROFIAP
4 - Ahiram Brunni Cartaxo de Castro INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN) - Campus Natal-Central
Reumo
O teletrabalho se difundiu nas organizações públicas, especialmente após a pandemia de COVID-19, impulsionado por tecnologias móveis e internet. Apesar de prático, muitas organizações relutam em adotá-lo devido a preocupações com produtividade, supervisão, segurança da informação e desigualdade de acesso (Wang et al., 2021; Mele, Belardinelli e Bellé, 2023; Choi, 2020). O teletrabalho impacta a cultura organizacional e a comunicação eficaz (Wang et al., 2021). Envolve desafios adicionais como adaptação de processos burocráticos e gestão de desempenho.
Conforme Mele, Belardinelli e Bellé (2023), o teletrabalho em organizações públicas ainda necessita de exploração de suas diferentes configurações, lacuna que esta pesquisa pretende preencher. A questão central é: Qual a configuração atual e as temáticas emergentes na literatura de fronteira da base Web of Science sobre teletrabalho na Administração Pública? O objetivo foi mapear a literatura dos últimos cinco anos na Web of Science para revelar configurações atuais e identificar temáticas emergentes.
Com o surgimento do trabalho remoto, o funcionário virtual tornou-se popular devido às tecnologias móveis e internet. Este estudo considera trabalho à distância como aquele em que o empregado cumpre suas obrigações remotamente pelo menos uma vez por mês. A SOBRATT define trabalho remoto como executado fora do ambiente organizacional usando TICs. O teletrabalho oferece flexibilidade, mas apresenta desafios como isolamento social e segurança da informação. A pandemia de COVID-19 aumentou sua adoção na América Latina (Wang et al., 2021).
A pesquisa demonstrou que a liderança comprometida, uma cultura orientada para o desempenho e a supervisão baseada em resultados são fundamentais para o sucesso do teletrabalho. A capacitação dos trabalhadores em habilidades digitais, autonomia e responsabilidade é crucial. Além disso, o uso adequado da tecnologia para manter os teletrabalhadores conectados e promover relações de trabalho ativas é essencial para reduzir a rotatividade e melhorar o desempenho organizacional.
Os achados mostram que o teletrabalho aumentou a fadiga e piorou o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Muitos trabalhadores carecem de recursos adequados e desconhecem as implicações do trabalho remoto. Medidas de engajamento, como reuniões virtuais, são essenciais para aumentar o moral e comprometimento. Trabalhadores mais pobres, homens, sem diploma universitário e de pequenas empresas têm menos viabilidade para o trabalho remoto.
Choi, S. (2020). Flexible work arrangements and employee retention: A longitudinal analysis of the federal workforces. Public Personnel Management, 49(3), 470-495.
Mele, V., Belardinelli, P., & Bellé, N. (2023). Telework in public organizations: A systematic review and research agenda. Public Administration Review, 83(6), 1649-1666.
Wang, B., Liu, Y., Qian, J., & Parker, S. K. (2021). Achieving effective remote working during the COVID-19 pandemic: A work design perspective. Applied Psychology: An International Review, 70(1), 16-59.