Resumo

Título do Artigo

A influência dos valores da autotranscendência e da abertura à mudança sobre a intenção do consumidor de participar de sistemas de Consumo Colaborativo: um estudo sobre o compartilhamento de caronas
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Compartilhamento
Consumo Colaborativo
Valores Pessoais

Área

Marketing

Tema

Marketing e Sociedade

Autores

Nome
1 - Claunylson Henr Levi Alves da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Centro Acadêmico do Agreste
2 - Cristiane Salomé Ribeiro Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Campus Acadêmico do Agreste
3 - Aline Poliana Costa Torres de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Centro Acadêmico do Agreste
4 - Maria Raíza Ferreira de Moura
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Centro Acadêmico do Agreste- CAA

Reumo

A sustentabilidade vem ganhando destaque nos estudos acadêmicos (Ranagen, Lidman, 2017). As ações dos consumidores são influenciadas por suas atitudes e valores pessoais (Juvan, Dolnicar, 2014). Valores pessoais são fundamentais para comportamentos sustentáveis. Botsman e Rogers (2011) definem consumo colaborativo como uma nova forma de consumo baseada na colaboração e práticas de compartilhamento. Estilos de vida colaborativos incentivam a participação em consumo colaborativo, promovendo a troca de ativos intangíveis como tempo, espaço, habilidades e dinheiro (Maurer et al., 2015).
Qual a influência dos valores pessoais no estabelecimento de estilos de vida colaborativos e nas intenções dos indivíduos em participar de atividades de consumo compartilhadas?
Consumidor verde como sinônimo de consumidor sustentável (Young et al, 2010). O consumo colaborativo, por sua vez, é um modelo socioeconômico baseado no compartilhamento de algum tipo de commodity (Piscicelli, Cooper, Fisher, 2015). Os valores pessoais podem ser definidos na literatura do comportamento do consumidor como princípios, crenças ou estados de experiência que transcendem situações específicas que influenciam o comportamento do indivíduo (Schwartz, 2000; Schwartz, 2007).
Pesquisa do tipo quantitativa, por meio de aplicação de questionário 230 usuários de caronas compartilhadas na cidade de Caruaru-PE.
Os dados foram tratados e analisados por meio de ferramentas estatísticas, como o software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) e o AMOS, e, em seguida, pela técnica de Análise Fatorial Confirmatória e a Modelagem de Equações Estruturais (Structural Equation Modeling - SEM). Para avaliar a confiabilidade dos mesmos, o coeficiente alfa de Cronbach foi utilizado.
Os resultados indicaram os valores de abertura à mudança como influenciadores da abertura à estilos de vida colaborativo e os valores de autotranscendência como influenciadores da intenção de participar do consumo colaborativo. Além disso, os estilos de vida colaborativos também se mostraram influenciadores da intenção de consumir colaborativamente
AKEHURST, Gary; AFONSO, Carolina; GONÇALVES, Helena Martins. Re‐examining green purchase behaviour and the green consumer profile: new evidences. Management Decision, 2012. AWUNIL, J.; DU, J. Sustainable Consumption in Chinese Cities: Green Purchasing Intentions of Young Adults Based on the Theory of Consumption Values. Sustainable Development, v. 24, p. 124–135, 2016. BARR, Stewart. Factors influencing environmental attitudes and behaviors: A UK case study of household waste management. Environment and behavior, v. 39, n. 4, p. 435-473, 2007.