gestão organizacional
gestão escolar
ferramentas de gestão
Área
Casos de Ensino
Tema
Casos de Ensino
Autores
Nome
1 - Alexandra de Paula Yusiasu dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - Campus Londrina
2 - PAULA CAROLINA ROCHA MENEZES UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - CESA
3 - Luciano Munck UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - Departamento de Administração - PPGA
4 - Saulo Fabiano Amâncio Vieira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - CESA / Departamento de Administração
Reumo
Este caso de ensino apresenta a transformação na gestão organizacional de uma escola que enfrentava desafios típicos de crescimento como alto turnover e a sobrecarga de lideranças. Diante dessas questões, uma consultoria foi contratada e durante o primeiro semestre de 2024 foram implantados: novo organograma, plano de cargos e salários e plano de reconhecimento e incentivos. Com essas boas práticas de gestão visou-se fortalecer a cultura organizacional e melhorar a eficiência proporcionando maior satisfação aos colaboradores e cenário favorável ao crescimento.
Após completar este caso de ensino, os estudantes deverão ser capazes de: a) avaliar a eficácia da revisão da estrutura organizacional realizada; b) explicar como as propostas de melhorias foram eficazes; c) compreender a importância da gestão de desempenho contínuo; d) discutir os benefícios da satisfação do colaborador em relação ao seu ambiente de trabalho e seus reflexos na redução do turnover e no crescimento sustentável; e) distinguir a gestão da educação da gestão organizacional, sensibilizados da importância desta última no êxito da primeira.
Para a elaboração deste estudo, foram empregados dados de fontes primárias através de entrevistas com gestores e questionários para colaboradores e clientes. Esta abordagem ofereceu uma visão interna sobre os processos, os desafios enfrentados e as práticas pedagógicas e administrativas adotadas. A principal fonte secundária foi a análise de documentos institucionais, como: manual de procedimentos e relatórios administrativos de controle. A pesquisa também se beneficiou da revisão de literatura especializada e artigos acadêmicos na área de gestão organizacional e de pessoas.
Este estudo é relevante para disciplinas relacionadas à administração, gestão educacional e gestão de pessoas, bem como para estudantes de graduação e pós-graduação em educação, programas de formação em pedagogia e políticas públicas voltadas para a educação.
Angelocci, M. A.; Busnardo, M. J. R (2020). Clima e Cultura Organizacionais: questões introdutórias sobre satisfação no trabalho. Revista São Luis Orione, v. 7, n. 2.
Doerr, J. (2018). Measure What Matters: How Google, Bono, and the Gates Foundation Rock the World with OKRs. Nova Iorque: Portfolio.
Villas Boas Filho, O (2016). A Governança em suas múltiplas formas de expressão: o delineamento conceitual de um fenômeno complexo. Revista Estudos Institucionais, v. 2 n. 2. Disponível no site: https://doi.org/10.21783/rei.v2i2.64.