Resumo

Título do Artigo

Gestão Resiliente e Spin-off Corporativo: o caso da Unna Hospitality no setor hoteleiro brasileiro
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Palavras Chave

Spin-off corporativo
Resiliência
Pandemia

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Marcio José Lacerda
Fundação Instituto de Administração - FIA - Fia Business School
2 - Diego Bonaldo Coelho
Fundação Instituto de Administração - FIA - FIA Business School

Reumo

Relato de como a crise da Covid-19 desencadeou em uma rede hoteleira brasileira comportamento empreendedor, que culminou na constituição de um novo modelo de negócios independente, consolidado em spin-off corporativo de base tecnológica. A experiência apresenta melhores práticas acerca da capacidade de adaptação e de uso de tecnologias de uma organização-mãe para outra, resolvendo, com maior nível de criação de valor, agilidade e velocidade, necessidades emergentes dos clientes e da própria organização, podendo, em grande medida, ser uma consequência de uma gestão empresarial resiliente.
A pandemia da Covid-19 apresentou desafios sem precedentes para o setor hoteleiro. Embora com mecanismos governamentais de apoio para mitigar os riscos, bem como ações setorialmente organizadas por meios de suas representações patronais, cada empreendimento enfrentou o momento de uma forma. Alguns sobreviveram, outros não. Dentre os que sobreviveram, muitos contingenciaram e utilizaram reservas para atravessar o período; já outros, além do contingenciamento, buscaram, por meio de uma gestão resiliente, empreender, inovar e pensar sobre novos modelos de negócios. Foi o caso da Hotelaria Brasil.
A Hotelaria Brasil possuía a sua receita principal por meio de de taxas de administração sobre os lucros dos hotéis administrados. À medida que os hotéis tinham restrições às suas operações, declinando as suas receitas, a empresa registrava perdas rapidamente. Fragilidade inerente do modelo de negócio do empreendimento: como administradora era responsável pela total operação de todos os hotéis de sua carteira, isso exigia um capital de giro equivalente a três meses do custo operacional, para que os hotéis operassem sem problemas de caixa.
As lideranças executivas da Hotelaria Brasil desencadearam um comportamento empreendedor, com objetivo de superar a fragilidade identificada no modelo de negócios da empresa, que fora exposta pela crise da Covid-19, com objetivo de superá-la de uma forma inovadora. Propuseram como intervenção, a modelagem de um novo negócio, que culminou em spin-off corporativo de base tecnológica.
Criação do spin-off corporativo Unna Hospitality. Ao final da modelagem, validado por meio do projeto piloto implantado, seguindo todas as orientações da fase do planejamento da empresa, o spin-off passará para R$16,7 milhões de faturamento, gerando uma taxa de administração de R$1,2 milhão.
A criação da Unna Hospitality demonstrou, na prática, que a gestão resiliente, quando pauta por comportamento empreendedor de visão estratégica, pode ser importante motor da inovação, chegando até a criação de spin-offs corporativos.